Idosos são mais ativos que adultos

Idoso dentro de casa o dia inteiro, vendo televisão ou fazendo crochê. Essa imagem já é passado. Hoje em dia, senhores e senhoras de mais de 60 anos são muito ativos. Fazem atividade física, passeiam, estudam, namoram.

Uma pesquisa do programa CuritibAtiva, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, mostra essa mudança de perfil do idoso na capital paranaense. Em Curitiba, os idosos praticam mais atividade física do que os adultos entre 18 e 59 anos.

O levantamento indicou que 39,9% dos idosos entrevistados são considerados ativos ou muito ativos, enquanto apenas 21,7% dos adultos têm essa classificação. A ausência de qualquer atividade física atinge 28,2% dos adultos e 10,2% dos idosos. A pesquisa entrevistou 5.168 adultos e 1.168 idosos durante os Mutirões da Cidadania de 2006.

De acordo com o coordenador do programa CuritbAtiva, Dalton Grande, os aposentados estão encontrando o tempo necessário para fazer as atividades físicas. O tempo é a palavra-chave tanto nesta situação quanto na desculpa de muitos adultos para justificar o sedentarismo. ?Quando a pessoa se aposenta, ela fica mais ativa. Tem mais tempo e também se preocupa mais com a saúde. Quando a pessoa está na idade produtiva, ela está mais preocupada com o aspecto econômico?, afirma.

Ele lembra que a atividade física, por si só, não é a solução para tudo. Mas se manter ativo ajuda muito na prevenção de doenças. ?A busca pela atividade física faz a diferença. Hoje, as salas de musculação estão com muitos idosos. Tudo isto traz independência, que um fator importantíssimo nesta idade. Isto é um sinal de que os idosos estão vivendo o mundo atual?, revela Grande.

Maior demonstração disso são Maria Elias de Barros (66 anos), Anastácia Grishkowez (62 anos) e Arlete Knaipp (75 anos). Apesar do frio de ontem de manhã, as três estavam animadíssimas praticando atividades físicas e passando por avaliações na Unidade de Atenção ao Idoso Ouvidor Pardinho. ?Faz dois anos que faço caminhada e ginástica. Minha vida melhorou 100%. Fico mais disposta, tenho mais energia?, conta Maria. ?Os problemas vão aparecendo, não tem jeito. Então a gente tem que se movimentar?, ensina Anastácia. ?E, além de me deixar muito mais feliz, a gente ainda faz amizade?, esclarece Arlete.

Se o tempo deixou de ser problema, a desculpa para a inatividade não pode ser a estrutura. Pode-se fazer caminhadas em qualquer lugar. Além de estabelecimentos particulares, existe ainda a Unidade de Atenção ao Idoso Ouvidor Pardinho (Rua 24 de Maio esquina com a Avenida Iguaçu), que dá toda a orientação.

Os idosos podem aproveitar ainda o programa de caminhada noturna, que será lançada hoje para incentivar a prática da atividade esportiva. O lançamento marca a comemoração dos 10 anos do programa CuritibAtiva. A largada será às 19h, na Praça Santos Andrade. 

Leia mais:

Campanha de vacinação de idosos termina nesta sexta-feira
Exercícios físicos ajudam a prolongar a vida
Dieta saudável para idosos deve ser variada

Voltar ao topo