Iasp capacita novos educadores sociais

Setecentos educadores sociais e profissionais de diversas áreas começaram a participar ontem de um curso de capacitação para o atendimento sócio-educativo. Eles passaram em um concurso público promovido pelo Instituto de Ação Social do Paraná (Iasp) e estão sendo preparados para assumir suas funções em outubro deste ano.

Os novos concursados foram chamados para regularizar o quadro funcional das unidades que abrigam adolescentes infratores e em conflito com a lei. A maior parte dos funcionários atuais possuem contratos temporários. Os educadores e os profissionais vão atuar em dezessete unidades já existentes e em mais três novos centros de sócio-educação, que serão inaugurados em outubro.

Segundo Telma Alves de Oliveira, presidente do Iasp, a capacitação inicial tem como objetivo alinhar os contratados com a realidade dos adolescentes. ?São conceitos básicos, como fenômeno violência e o que é medida sócio-educativa. Em um segundo momento, em uma fase regional, os profissionais vão alternar o curso teórico com estágio. A terceira fase é o início dos trabalhos na unidade propriamente dito?, explica.

Os educadores e profissionais participam, até quinta-feira, de palestras com especialistas no assunto. Ontem pela manhã, foi a vez de Carmem Silveira Oliveira, sub-secretária de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente, órgão ligado ao Ministério da Justiça. Também estarão presentes Emílio Garcia Mendes, professor da Universidade de Buenos Aires e consultor do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); Mário Volpi, consultor de projetos do Unicef; e Antônio Carlos da Costa, consultor independente do Unicef e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Voltar ao topo