IAP inaugura posto de atendimento em Matinhos

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) ampliou o atendimento aos veranistas e moradores do Litoral. Desde o início do mês de novembro está funcionando em Matinhos um novo posto de atendimento, vinculado ao escritório regional do IAP de Paranaguá. Em 37 dias, o escritório local atendeu a mais de 100 pessoas que procuram o órgão ambiental para esclarecer dúvidas, pedir vistorias e corte de árvores, denunciar desmatamento e poluição sonora e buscar orientações sobre licenciamentos e legislação ambiental.

“A idéia é ampliar o relacionamento da população com o órgão ambiental. Além de Matinhos, o IAP tem postos de atendimento em Morretes e um escritório regional em Guaratuba, que está funcionando em uma nova sede. Tudo para melhorar o atendimento, principalmente, durante a temporada de verão”, afirmou o presidente do IAP, Vitor Hugo Burko.

Os três escritórios locais já atenderam a mais de 250 solicitações nos municípios litorâneos. “Todos os trâmites dos processos vindos dos escritórios locais são encaminhados ao regional de Paranaguá, que é responsável por todo o Litoral. Ao ampliar o atendimento, estamos evitando que o morador ou o veranista tenha que se deslocar até Paranaguá para contatar o IAP”, explica a chefe do escritório do IAP em Paranaguá, Noele Saborido. Ela ressalta que todos os escritórios locais, inclusive o regional de Paranaguá, funcionam em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde.

Matinhos

No município de Matinhos, uma parceria com a prefeitura possibilitou a abertura do posto de atendimento nos fundos da Secretaria Municipal de Educação. De acordo com a técnica responsável pelo posto de Matinhos, Alexandra Cláudia Vieira, as solicitações que chegavam a Paranaguá, vindas do município, geraram a necessidade da abertura de um escritório local. “O volume de denúncias e solicitações tem sido muito grande e temos procurado dar retorno a todas as pessoas que procuram o IAP em Matinhos”, disse Alexandra.

Entre os pedidos de apoio ao IAP, desde o começo da Operação Verão, está o resgate de animais encontrados na praia. Recentemente, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) solicitou apoio para resgatar uma tartaruga, um albatroz e um atobá. Os animais resgatados foram levados para o Centro de Estudos do Mar (CEM), em Pontal do Paraná.

Guaratuba

Em Guaratuba, a maior parte das chamadas são referentes às ligações de esgoto, coleta e locais para disposição de lixo tóxico, como pilhas, baterias, lâmpadas e solicitações de vistorias. “Durante a temporada também temos um grande número de solicitações de vistorias para a realização de grandes eventos, como shows”, conta a chefe do escritório local de Guaratuba, Célia Cristina Lima Rocha. Ela garante que todos os veranistas e moradores que procuram o IAP em Guaratuba estão obtendo respostas para suas solicitações. “Temos recebido muitas ligações de agradecimento pelo serviço prestado. Estamos aqui para ajudar. Orientar e esclarecer as dúvidas é gratificante para nós”, diz.

Voltar ao topo