IAP dobra fiscalizações e monitoramentos

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) dobrou o número de empreendimentos fiscalizados e monitorados nos dois últimos anos. No ano de 2002, foram 7 mil empreendimentos licenciados. Em 2003, o número subiu para 12 mil e, em 2004, para 17 mil. Nos 22 escritórios regionais do IAP no Paraná foram realizadas 2,3 mil autuações nas áreas de fauna, flora, pesca, indústria e mineração.

"O nosso trabalho esteve voltado ao resgate da imagem do IAP, que é um órgão ambiental de defesa da natureza. Trabalhamos tanto para sociedade presente quanto para a futura", afirma o presidente Rasca Rodrigues. Segundo ele, esta foi a maior conquista da instituição nos dois últimos anos.

Na área de desenvolvimento florestal, foram vistoriados 50 mil hectares de novos plantios florestais e 200 mil quilômetros quadrados do território paranaense foram monitorados, via satélite, quanto à ocorrência de incêndios florestais.

Além disso, o IAP trabalhou na elaboração de seminários para discutir técnicas de recuperação de áreas degradadas e regularização fundiária de Unidades de Conservação. Com relação ao setor de áreas protegidas, o enfoque foi para a ampliação e criação de novas áreas, estruturação, implementação e conservação destes locais.

Os viveiros do instituto produziram e plantaram ainda 20 milhões de mudas de espécies florestais nativas e exóticas, sendo as nativas destinadas ao programa Mata Ciliar. Outras ações importantes estiveram voltadas para o licenciamento de postos de combustíveis, elaboração de plano de gestão ambiental para a atividade fumageira com o objetivo de estimular a preservação ambiental e impedir o uso de lenhas nativas entre produtores de fumo no Estado.

Voltar ao topo