Hospital Erasto Gaertner ganha novo centro cirúrgico

Depois de 15 dias fechado, o centro cirúrgico do Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, voltou a funcionar ontem. A sala passou por reforma e modernização. As obras, um investimento de mais de R$ 520 mil, começaram no último mês de novembro. A expectativa é que os atendimentos, preferencialmente de pacientes do SUS, sejam ampliados em até 20%.

Como comentou o superintendente do hospital, Flávio Tomasich, essa era uma necessidade antiga. ?Já existia, mas precisava ser ampliado e modernizado. Estava defasado?, afirma. O centro cirúrgico, segundo a coordenadora do hospital, Claudiane Minari, é de 1973, quando o número total de cirurgias realizadas foi de pouco mais de 700. ?Hoje este é o número mensal de cirurgias do hospital. Durante todos esses anos a equipe aumentou, assim como a demanda, mas estávamos com o mesmo centro cirúrgico?, comenta.

O centro ganhou duas novas salas de cirurgia e as cinco que já existiam foram modernizadas. Além disso, no local foi instalado um setor de endoscopia e o número de leitos de recuperação pós-anestésica, que também foram reequipados, foi ampliado de cinco para nove. ?Essa reforma aumenta a capacidade de instalação e atendimento, assim como a segurança e o conforto dos pacientes?, diz o superintendente do hospital. Segundo o médico, com o novo setor, a demanda atual e futura, pelo menos em quatro ou cinco anos, estarão supridas.

A coordenadora do hospital informou que, em média, por ano, a demanda do Erasto Gaertner aumenta 10%. ?São 600 novos pacientes por mês, dos quais 400 confirmam casos de câncer?, comenta Claudiane. Ainda segundo as estatísticas do centro médico, em 2007, foram feitas, em média, 724 cirurgias por mês.

Voltar ao topo