Protesto

Hospitais de Londrina amanhecem fechados nesta sexta

Estão paralisados desde a manhã desta sexta-feira (13), os atendimentos aos pacientes do SUS nos prontos-socorros do Hospital Santa Casa e Evangélico. Os médicos plantonistas da cidade protestam contra a interrupção do pagamento do plantão à distância por parte da prefeitura.

De acordo com o diretor clínico da Santa Casa, Weber de Arruda Leite, os atendimentos serão mantidos somente para pacientes já internados. Para evitar atos de vandalismo, as portas de entrada do hospital amanheceram lacradas com tapumes e correntes.

Leite afirma que a prefeitura já havia sido informada da situação dos médicos plantonistas e da possibilidade de paralisação há mais de um mês. “Foi enviada uma carta avisando da situação, que está impraticável. A prefeitura precisa ter sensibilidade com a população porque estamos tratando de vidas humanas”, diz.

Assim como a Santa Casa, o Evangélico também mantém as portas trancadas com correntes, além de apoio de seguranças. A assessoria de imprensa informa que a procura por atendimentos foi pequena. No Hospital Universitário (HU), a demanda também é considerada pequena, mas deve aumentar ao longo do dia com atendimentos triados dependendo da gravidade do caso.

Os pacientes que procuram atendimento nos hospitais que aderiram à paralisação estão sendo encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais das zonas Norte e Sul. Uma reunião marcada para a manhã de hoje com representantes dos hospitais e da prefeitura vai decidir os rumos da mobilização.