Helicópteros socorrem oito pessoas em um mês

Oito pessoas foram socorridas e 64 operações realizadas no primeiro mês de atividade do Centro de Operações Aéreas, responsável pelo patrulhamento aéreo em todo o Paraná. Os dois helicópteros, que sobrevoam a capital e todas as regiões do interior do Estado, atuam no combate ao tráfico de drogas, acompanhamento tático, fiscalização de áreas de fronteira e patrulhamento preventivo, além de resgate de reféns, salvamentos e atendimento à vítimas de acidentes.

No final da semana passada, uma das aeronaves trabalhou na captura de presos na região de Cascavel. Também foi utilizado para acompanhar a remoção de presos da cadeia para a Penitenciária de Foz do Iguaçu, inaugurada na última sexta-feira. ?O helicóptero voando baixo atua preventivamente, pois inibe a ação dos criminosos. De cima, o policial tem uma visão privilegiada. Essa é mais uma ferramenta para diminuir os índices de criminalidade?, explicou o coronel Antônio Carlos de Paula Ribas, coordenador do Centro de Operações Aéreas. O campo de visão de um policial que está no ar é dezessete vezes maior do que o de um que está em terra.

Os dois helicópteros são utilizados em operações e no patrulhamento de todas as regiões do Paraná. Um deles fica em Curitiba e o outro circula pelo interior do Estado. As aeronaves são acionadas pelo telefone 190 e ficam prontas para decolar em no máximo um minuto. Em cada operação, o helicóptero tem o apoio de pelo menos uma viatura da polícia. As aeronaves são equipadas com fixador de corda para rapel, rádio para comunicação, aparelhos para atendimento pré-hospitalar, equipamento para resgate de pessoas, transporte de materiais e combate a incêndio.

Voltar ao topo