Grupo musical formado no lar dos idosos

Seu Jorge tem 83 anos, é paranaense e já tocou com artistas como Carmem Miranda, Vicente Celestino e Derci Gonçalves. Já César é agrônomo e agora também é percussionista. O pandeiro faz parte do dia-a-dia de Antônio, e Honório aprimorou o som da gaita, instrumento que conheceu quando criança. Odamir tocou na noite por mais de dez anos, Hilário já domina o caxixi e José completa o conjunto com a voz aveludada. Juntos, eles formam o conjunto "Os Velhos Guris", grupo que surgiu entre os moradores do Lar dos Idosos Recanto do Tarumã, e que hoje trabalha para divulgar as músicas do seu primeiro CD.

O Lar dos Idosos é uma das unidades atendidas pela instituição filantrópica Socorro aos Necessitados, de Curitiba, que abriga cerca de 100 idosos. A idéia de lançar o CD surgiu durante os atendimentos de musicoterapia. "Durante o trabalho na casa foram identificadas algumas afinidades entre o grupo, e a partir daí começamos a trabalhar questões como repertório, afinação e composição", comenta a musicoterapeuta Claudimara Zanchetta. Alguns dos "guris" nunca tinham tocado qualquer instrumento musical, mas a vontade de desenvolver uma habilidade foi tanta que eles aprenderam rapidinho.

Foi o caso de Onório Santos, de 64 anos, que hoje toca gaita. "Há uns 40 anos atrás eu só brincava, mas hoje já estou tocando", comentou. Já Odamir Bartolomeu, de 72 anos, tinha a música na veia, pois foi músico profissional quando jovem, inclusive dividindo o palco com Jorge Xavier de Barros, de 82 anos. "Eu parei de tocar há muitos anos, e agora estou resgatando o que ficou para trás", falou.

Apresentações

De acordo com Claudimara Zanchetta, a musicoterapia é um trabalho novo desenvolvido dentro do Lar dos Idosos, que tem o objetivo de utilizar a música de forma terapêutica para abordar necessidades físicas, emocionais, cognitivas e sociais dos indivíduos. Ela comenta que entre os resultados conquistados com o trabalho estão a melhora da auto-estima dos integrantes, descontração e resgate do potencial que tinha ficado esquecido. "Mas o mais importante do projeto é fazer com que os idosos descubram que a maturidade é mais uma fase da vida, com muita história para contar, cantar, e que ainda se tem muito tempo para viver, pois os sonhos e o espírito nunca envelhecem", falou Claudimara.

Todos os integrantes de "Os Velhos Guris" moram no Lar dos Idosos há mais de dois anos. O repertório do CD – composto por onze músicas que vão desde o samba-canção à música sertaneja – foi selecionado em conjunto. Desde a gravação do CD, no final de 2004, o grupo vem se apresentando em empresas, instituições sociais e canais de televisão. Quem quiser comprar o CD – que custa R$ 10 – ou solicitar uma apresentação pode entrar em contato pelo telefone (41) 3266-3813.

Voltar ao topo