Grega dedica sua vida a ajudar famílias no mundo

A única fundadora da Organização Mundial da Família (OMF) ainda viva, a grega Hélène Zographos Meynaud, mais conhecida como Madame Zographos, está em Curitiba para participar do lançamento das conferências regionais preparatórias para a Cúpula Mundial da Família+10.

O evento acontecerá em novembro de 2004 em Paris, na França, quando será comemorado o décimo aniversário do Ano Internacional da Família,1994. O encontro de Curitiba começou ontem à noite, no Parque Barigüi, com a presença da ministra da Assistência e Promoção Social, Benedita da Silva.

Madame Zographos contou que já em 1945 existia uma organização em prol das famílias na França. Mas, somente em 1947 eles resolveram chamar outros países para criarem a OMF. Madame Zographos foi a representante da Grécia nessa reunião. “Todas as famílias tinham problemas parecidos aos encontrados na França, daí a idéia de se levar a organização e suas metas para todo o mundo”, contou.

Ela lembrou que seu trabalho ajudando as famílias começou ainda durante a guerra. Com 14 anos, ela fazia bordados para as roupas dos soldados gregos. Logo após veio a ocupação alemã, e ela ficou responsável por organizar, fazer e distribuir sopa para as famílias mais pobres no bairro Zographos, em Atenas. O nome do bairro é uma homenagem ao avô dela. “Minha vontade de realizar esse trabalho junto às famílias começou quando um menino de pouco mais de dez anos me pediu um prato de sopa. Ele contou que seu irmão mais novo havia morrido de fome”, lembrou, destacando que há doze anos criou a Liga das Famílias da Grécia e Imigrantes e que há pouco tempo fundou o Movimento das Mães do Mediterrâneo. “Com esses movimentos, nós somos ouvidos e podemos pressionar os governos a trabalhar pelas famílias”, salientou.

Quanto à reunião de Curitiba, Zographos disse ser muito importante, já que muitas famílias do mundo vivem abaixo da linha da pobreza. “Ninguém vem aqui fazer turismo. É um assunto levado a sério”, disse, lembrando que por cinqüenta anos ela foi membro do Conselho Executivo da OMF.

Voltar ao topo