Estragos

Granizo provoca destelhamentos no Oeste

Transtorno e casas destelhadas. Este foi o saldo de um temporal acompanhado de granizo que atingiu o município de São Miguel do Iguaçu, oeste do Paraná, na segunda-feira.

Em pouco mais de cinco minutos, a tempestade causou estragos em residências e no pronto-socorro do hospital local, que ficou completamente alagado e ainda não teve o atendimento restabelecido. A assistência foi transferida para as cidades vizinhas.

Até ontem haviam sido contabilizadas 530 residências atingidas pelo granizo. Entretanto, de acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros Ivo Lucio Fischer, este número pode ser maior – ele estima até 600 casas danificadas.

“As que sofreram mais avarias estão localizadas nos bairros Santa Catarina e Sagrado Coração. Até o presente momento, 1.827 pessoas foram prejudicadas pela tempestade, contudo, não há registro de desabrigados. Apenas uma família foi desalojada e encaminhada para a residência de parentes”, informa.

Corpo de Bombeiros e voluntários trabalharam rápido para atender os moradores. Noventa bobinas de lonas foram doadas às famílias para que cobrissem os telhados, a fim de impedir, temporariamente, que a chuva molhe os móveis e bens, evitando um prejuízo ainda maior.

“Mesmo chovendo hoje (ontem) foi possível trabalhar nas casas. Diria que a situação encontra-se sob controle, todavia, ainda inspira cuidados porque a chuva persiste. Mas todos estão trabalhando duro para consertar esse estrago”, avalia.

O major Osni Bortolini, da Defesa Civil, informa que a 7.ª Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, em Foz do Iguaçu, destacou o Corpo de Bombeiros de Medianeira para auxiliar nos trabalhos em São Miguel do Iguaçu.

Além disso, o major afirma que a Defesa Civil está à disposição do município, caso precise de mais materiais. “Possuímos um bom estoque de lonas e telhas. Se a cidade solicitar, enviaremos o mais rápido possível”, garante.

A meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar Sheila da Paz prevê chuvas isoladas e moderadas na região oeste até amanhã, graças a uma zona de baixa pressão no Paraguai, que fez com que chovesse em todo o Estado ontem. Ela adianta que não deve ocorrer granizo nessa região, porém, há chances de tempestades nesses moldes em todo o noroeste e norte do Paraná.