Gera Cidadão resgata dignidade na Vila Parolin

Foi dada a largada ao Projeto Gera Cidadão. A idéia do projeto é que os catadores de lixo da Vila Parolin criem uma cooperativa para a reciclagem do lixo. A iniciativa, da diretoria de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, tem como objetivo facilitar a organização dos carrinheiros. Com o Gera Cidadão, a Sanepar visa, também, à preservação do Rio Guaíra. A principal meta da empresa é oferecer alternativas de renda aos trabalhadores que não tiveram a oportunidade de ser inseridos no mercado formal de trabalho.

O carioca Milton Alves de Araújo, de 36 anos, veio para Curitiba há um ano, por conta da violência e falta de trabalho em sua cidade de origem. Milton, associado da cooperativa com a qual a Sanepar está articulando a constituição jurídica do grupo, afirma que, quando o seu filho crescer, quer que ele tenha orgulho de dizer que “foi educado por meio da reciclagem de lixo”. A expectativa de Milton é em relação ao projeto. Ele tem a esperança de poder comprar sua casa e viver com mais dignidade.

Milton afirmou que a Sanepar está incentivando muito as pessoas da Vila do Parolin e que, agora, “só depende de nós, catadores de papel”. Milton consegue tirar cerca de 35 a 40 reais por dia só com o lixo que coleta. E com o apoio do Projeto Gera Cidadão, ele tem a certeza de que conseguirá ganhar muito mais.

A Sanepar, para desenvolver de forma adequada o Projeto, firmou parceria com o Instituto Salesiano, Faculdades Curitiba, Escola Estadual Santos Dumont, Projeto Re-Favela e o Fórum Lixo e Cidadania.

Projeto

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, o trabalho de adolescentes com idade inferior a 16 anos é expressamente proibido, salvo na condição de aprendiz. Porém, o trabalho não poderá ser realizado em locais que prejudiquem sua formação, seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social ou em horários que não permitam sua permanência na escola.

A promotora do Trabalho, Margareth Matos de Carvalho, cita números alarmantes para Curitiba. De acordo com a promotora, há, na capital, pelo menos 400 crianças trabalhando nas ruas como catadoras de papel. Contudo, Margareth acredita que esse número é bem maior, pois existem as crianças que acompanham seus pais dentro de carrinhos.

Para solucionar o problema, o projeto Gera Cidadão garantirá a permanência das crianças nas escolas durante as férias de verão, em mais uma parceria: com a Secretaria da Educação. As atividades serão variadas, mas sempre tendo a educação ambiental como foco principal.

Só na Lei

A Lei n.º 9.795/99 diz que as empresas, entidades de classe, instituições públicas e privadas devem promover programas destinados à capacitação dos trabalhadores, visando à melhoria e ao controle efetivo sobre o ambiente de trabalho, bem como sobre as repercussões do processo produtivo no meio ambiente. Com o Projeto Gera Cidadão, a Sanepar está promovendo as políticas de saúde e saneamento.

A população ribeirinha da Vila Guaíra não tem encanamento de esgoto. Tudo é jogado no Rio Guaíra. Preocupada com a situação da comunidade, a empresa está implantando rede de esgoto no local. Ao todo são 97 metros quadrados. 40 na margem do rio e 57 no restante da região. Essa é mais uma parceria. Desta vez com a Cohapar, UFPR e o Re-favela. A Cohapar entra com a casa, o Re-favela com a arquitetura, a Universidade Federal do Paraná com vasos sanitários e a Sanepar com saneamento.

Voltar ao topo