Funpar realiza trabalho de inclusão com portadores de Down

As crianças que têm Síndrome de Down em Curitiba contam a partir de agora com a Casa Amarela, um espaço voltado à alfabetização e inclusão sociocultural.

Na Casa será desenvolvido o programa Dom & Down, que tem como proposta apoiar e implementar processos inclusivos, envolvendo também seus familiares. A iniciativa é da Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) e terá capacidade para atender 80 crianças de 4 a 10 anos de idade.

De acordo com o superintendente da Funpar, Paulo Bracarense Costa, o empreendimento tem como proposta inicial preparar as crianças para o ensino regular. No entanto, trabalhar a autonomia integral, a sociabilidade, o desenvolvimento motor e da fala, além de dificuldades e potencialidades. Para isso, as crianças serão acompanhadas por profissionais como fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, artista plástico, psicólogo, psicopedagogo, assistente social e professor de informática. O local também irá oferecer atividades para os pais dos alunos e terá um espaço da Casa Experimental, onde os alunos poderão desenvolver atividades para a independência em um espaço físico similar a uma residência comum, com sala, quarto, cozinha e banheiro.

A artista plástica e professora de Educação Especial, Dani de Aguiar Neves, comenta que uma das atividades será voltada à criação artística, que é uma das formas mais eficientes e estimulantes para o processo de ensino-aprendizagem. ?São atividades que envolvem desenho, pintura e artesanato, que serão interligadas com outros trabalhos da casa, e que resultam em domínio do movimento, incentivam a autonomia do pensamento e de ação?, comentou. Mãe de dois filhos com síndrome de Down, Ivete Gomes de Castilho estava bastante otimista com as atividades da casa, pois acredita que será uma grande oportunidade para ajudar no desenvolvimento dos filhos. ?Será muito importante para a inclusão?, comentou.

Serviço: A Casa Amarela fica na Rua XV de Novembro, 1.457.

Voltar ao topo