Funcionários dos Correios voltam ao trabalho no Paraná

Os cerca de mil funcionários dos Correios no Paraná que passaram cerca de 20 dias em greve já estão trabalhando normalmente nesta terça-feira (22). Em todo o estado, aproximadamente 6 milhões de objetos deixaram de ser entregues durante a paralisação. Segundo a assessoria de imprensa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), serão necessários dez dias para normalizar as entregas. No entanto, o Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná contesta a informação e acredita que o prazo deve passar de 20 dias. Segundo o diretor do sindicato, Sandro Oliveira, o setor de distribuição está fazendo uma triagem para identificar as entregas que caracterizam urgência, como multas de trânsito e Sedex. “O trabalho de distribuição deve começar todos os dias bem cedo para agilizarmos a entrega, já que depois das 18h fica complicado fazer esse trabalho. Vamos trabalhar também nos finais de semana, conforme prevê o acordo com a empresa.”

O sindicato aprovou a proposta apresentada pela empresa, em assembléia realizada segunda-feira (21) à tarde, em Curitiba. A proposta negociada com o governo prevê pagamento, em definitivo, de 30% do salário-base para 43 mil carteiros que trabalham na distribuição e coleta externa, a título de adicional de atividade, retroativo a junho de 2008.

Aos demais empregados que trabalham na distribuição e aos atendentes em guichês de agências, a empresa continuará pagando o valor fixo de R$ 260. Em agosto, os Correios e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresa de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) voltarão a discutir os termos do Plano de Cargos, Carreiras e Salários de 2008.