Foz registra aumento de casos de aids em mulheres

Registros do Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Foz do Iguaçu apontam uma elevação no número de mulheres infectadas com o vírus HIV este ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em 2002, por exemplo, foram contabilizados 32 casos de pessoas do sexo feminino contaminadas pela doença em Foz. Enquanto que nos primeiros quatro meses deste ano, o departamento já registrou 38 ocorrências.

Uma coincidência inoportuna está ligada aos dados fornecidos pelo SAE. Das 38 mulheres portadoras do HIV, todas são gestantes. Para assegurar a saúde dessas mulheres e dos futuros recém-nascidos, o SAE realiza um programa de acompanhamento médico às gestantes soropositivas de Foz e região.

Desde que entrou em funcionamento, há cerca de três anos, o plano obteve 100% de eficiência. Números da Secretaria Municipal da Saúde referentes aos anos de 2001 e 2002 confirmam a informação. No período, nenhum caso de transmissão do vírus HIV a recém-nascidos foi registrado.

Para a direção do SAE, houve elevação no número de mulheres contaminadas com o vírus da aids em 2003, principalmente, pelo uso de drogas injetáveis e relações sexuais sem proteção.

Registros

Foram registrados em Foz do Iguaçu, nos últimos dois anos, 120 casos de pessoas portadoras do vírus HIV, segundo os números do SAE. Desse total, 84 casos são referentes a relações heterossexuais. Outras 19 pessoas ficaram doentes compartilhando seringas para o uso de drogas injetáveis. Nove casos foram de relação entre parceiros homossexuais.

Em Foz são 448 casos registrados desde o início do programa, em 1991. Desses, 189 morreram até o final de julho de 2002. São atualmente 424 pessoas adultas e 24 crianças. Essas pessoas vêm recebendo assistência médica, psicológica e remédios.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, calcula-se que 600 mil pessoas estejam infectadas pelo HIV. Dessas, 400 mil ainda não sabem que têm o vírus. Muitas não recebem o tratamento contra a doença, diminuindo significativamente as chances de uma boa qualidade de vida. Essas pessoas expõem outros indivíduos ao risco de contaminação do HIV e podem se reinfectar, dificultando o tratamento e causando mutações no HIV.

Programas

A Secretaria da Saúde de Foz do Iguaçu tem realizado uma série de programas para prevenção e controle da aids. Folhetos explicativos são entregues à população, informando sobre a doença e suas formas de contaminação. As explicações mostram que a aids pode ser adquirida em qualquer tipo de relação sexual sem uso de preservativos (camisinha), usando seringas e agulhas já utilizadas; na transfusão de sangue e da mãe contaminada para o bebê.

A secretaria fornece ainda gratuitamente o teste de HIV para os interessados. Os exames podem ser feitos nos núcleos do Morumbi I, Vila C, Profilurb II, AKLP e no Centro de Orientação e Aconselhamento Sorológico (Coas), na Avenida Paraná. No local, são realizadas diariamente palestras educativas sobre o tema, antes que a pessoa faça o teste sigiloso.

Voltar ao topo