Foz do Iguaçu inaugura o “Ligeirinho”

Foi inaugurado ontem o sistema integrado de transporte “Ligeirinho” de Foz do Iguaçu. O sistema terá quatro linhas para atender as regiões mais populosas de Foz, além dos turistas, que visitam a cidade para conhecer as Cataratas do Iguaçu, o Parque Nacional e a Usina Binacional Itaipu. Foram entregues 11 das 17 estações que comporão o sistema.

O Ligeirinho implantado em Foz é o mesmo que está sendo instalado em Los Angeles e estudado como opção para o transporte coletivo por outros países. O prefeito de Foz do Iguaçu, Celso Sâmis da Silva, diz que com o novo sistema integrado de transporte, a cidade realiza um velho sonho. “Foz já havia feito experiências temporárias em alguns eventos com o Ligeirinho e a aprovação da população foi total. O impacto na qualidade de vida da população com essa nova forma de transporte será extraordinário”, afirmou.

Hoje, o sistema de transporte coletivo da cidade atende 100 mil passageiros por dia. “Além da população, o Ligeirinho vai facilitar também a vida dos turistas, já que Foz recebe cerca de 1 milhão de visitantes por ano e o novo sistema passa próximo aos grandes hotéis”, lembrou Sâmis da Silva.

Com 258 mil habitantes e um dos principais pólos turísticos brasileiros, Foz do Iguaçu é o segundo município do Paraná a adotar o sistema de transporte que surgiu em Curitiba e tem como base as estações-tubo. O investimento, de R$ 3,1 milhões, foi feito com recursos do Paraná Urbano, o programa de apoio ao desenvolvimento dos municípios executado pelo Governo do Estado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Sistema garante maior rapidez

O sistema de Linha Direta, mais conhecido como Ligeirinho, foi implantado em Curitiba na terceira administração do então prefeito Jaime Lerner. Desde então, passou a interessar a várias cidades do mundo, como Los Angeles, nos Estados Unidos. O uso de estações-tubo dá mais rapidez ao transporte urbano por dois motivos: o pagamento antecipado da tarifa e o embarque no mesmo nível do ônibus.

Em Foz do Iguaçu, o Terminal de Transporte Urbano fará a integração das linhas no centro da cidade, funcionando onde antes era a antiga estação rodoviária. As estações-tubo atenderão as regiões Norte/Sul e Leste/Oeste da cidade, interligando-se no terminal. São beneficiadas a Vila C, São Francisco, Três Lagoas, Porto Meira (na divisa com a Argentina) e a área central. Quatro empresas vão operar o sistema. O projeto prevê o acesso para deficientes físicos, pois nove das 17 estações-tubo têm elevador.

Com o novo sistema, os usuários poderão percorrer um ponto a outro da cidade, pagando apenas uma passagem. As estações do bairro ao terminal e do terminal ao bairro de origem terão, em média, quatro pontos de embarque.

As estações vão tornar mais rápido o deslocamento das pessoas nos horários de pico. A linha que atenderá a Vila C terá duas estações: uma na vila e outra no Porto Belo. No Rincão São Francisco, serão mais duas estações: uma em frente à Praça Sete de Setembro (Morumbi I) e outra em frente à Praça do Teatro Barracão (Jardim São Paulo).

Em Porto Meira, uma estação será no Jardim das Flores e outra no Jardim Ouro Verde. Por fim, a região de Três Lagoas terá quatro estações: Três Lagoas, Parque Presidente, Rodoviária e INSS.

Paraná Urbano investiu R$ 21,4 milhões

O sistema de Foz inclui-se na extensa lista de realizações feitas pelo Paraná Urbano em todas as cidades do Estado. O programa permitiu aos municípios paranaenses o acesso a recursos internacionais. Somente em Foz do Iguaçu, o total de investimentos feitos pelo Paraná Urbano na gestão de Jaime Lerner chega a R$ 21,4 milhões .

Os critérios para obtenção dos financiamentos teve como base a capacidade de financiamento dos municípios. Isso estimulou as prefeituras a buscarem equilíbrio nas suas contas.

Na sua primeira fase, executada de setembro de 1996 até abril do ano passado, o Paraná Urbano beneficiou 390 dos 399 municípios paranaenses.

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