Fila em posto de saúde gera reclamações

Moradores de Colombo que utilizam o posto de saúde dentro do Centro de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente (Caic), na Rua Antônio Francisco Scrok (bairro Vila Verde), reclamam do tempo que precisam esperar em filas para conseguir uma consulta médica. Os interessados chegam entre 3h e 4h da madrugada e aguardam até a abertura do posto, às 8h. Muitos voltam para casa sem passar pelo atendimento.

O segurança Marcelo Santos diz que esperar na fila é uma coisa normal para quem precisa ir até o posto de saúde. "São poucas vagas para consultas. Muitas vezes já passei por isso e acabo esperando mesmo. Vai fazer o quê?", indaga. A doméstica Ângela Maria da Silva afirma que muita gente volta para casa sem conseguir ser atendido ou agendar uma consulta. "Hoje (ontem) cheguei às 5h30 e teve muita gente na minha frente que não conseguiu atendimento, principalmente em ginecologia. O posto informou que hoje ontem só teria oito consultas nesta área. Voltaram para casa sem nada", comenta.

O motorista José Carlos Gomes de Lima denuncia que as pessoas idosas também sofrem com as consultas limitadas. Muitas vezes não são atendidas mesmo após terem passado horas aguardando. "Hoje (ontem) mesmo teve idoso que foi embora e vai ter que voltar depois", revela. As donas de casa Josiane Hilário e Kelly Lourenço contam que, apesar da situação, houve uma melhora durante a espera. As pessoas aguardam dentro do auditório do Caic, em frente à porta de entrada do posto, até o estabelecimento abrir.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde de Colombo comunicou que as filas sempre acontecem no local, mas que a culpa é da própria população, que não segue as orientações dos coordenadores do posto. As consultas estão limitadas neste período porque um médico está em férias e, por isso, a fila se torna maior em relação ao restante do ano. De acordo com a assessoria, as horas de espera não são constantes e esta situação não ocorre em outras unidades do município. A secretaria afirma ainda que já está tomando as providências necessárias para contornar o problema.

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