Fiéis celebram Dia da Padroeira de Curitiba

Para muitos, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais é apenas a santa responsável por um dos melhores feriadões para o curitibano. No entanto, para centenas de fiéis, o dia 8 de setembro, em que se comemora o Dia da Padroeira de Curitiba, é muito mais que um feriado. Prova disso foi a superlotação da Catedral Basílica durante as celebrações de ontem.

?Hoje é dia da nossa padroeira, dia de esperança e fé, sou devoto de Nossa Senhora da Luz, é para ela que faço minhas orações, meus pedidos e meus agradecimentos, é dela que recebo graças?, disse o aposentado Rubens Fantennato, que foi à missa pela manhã, acompanhado de sua esposa, Maria de Lourdes, que faz questão de lembrar da santa todos os anos. ?Sempre orientei meus filhos a lembrar que esse dia é muito especial para nossa fé. Eles podem até viajar para aproveitar o merecido feriado, mas têm de tirar algumas horas do dia para, ao menos, fazer uma oração em homenagem a Nossa Senhora?, comentou. Foi o que fez o estudante Carlos Eduardo Guiera, de 18 anos, que antes de aproveitar mais um dia sem aula, passou na catedral para agraciar a santa. ?Para mim, é muito importante estar aqui. Não podemos esquecer o motivo do feriado?, disse.

E o Dia da Padroeira de Curitiba foi marcado por muita festa na Catedral Basílica. As celebrações começaram três dias antes, quando foi realizado o tríduo preparatório com missas celebradas às 12h de terça, quarta e quinta-feira. Ontem, uma missa festiva celebrada às 8h30 deu início às comemorações do Dia de Nossa Senhora da Luz. ?Essa é a festa do nascimento de Maria, que vem ao mundo para fazer nascer a luz, a luz que é Jesus Cristo?, destacou monsenhor Carlino de Alencar, que presidiu a primeira missa de ontem. ?Esse dia é um convite para que carreguemos em nós a luz que é Cristo, para iluminar as trevas da humanidade?, acrescentou.

A Catedral Basília esteve lotada durante todo o dia de ontem.

Às 10h, o arcebispo de Curitiba, dom Moacyr José Vitti, presidiu a missa pontificial, realizada apenas em datas especiais como Páscoa e Natal, entre outras, e reuniu centenas de devotos para orar por Nossa Senhora da Luz. Após um almoço de confraternização, o período da tarde foi dedicado a orações e reflexões. Uma celebração solene realizada às 18h, que teve como ponto alto a coroação de Nossa Senhora da Luz, encerrou as festividades.

?Devido ao clima imprevisível, a procissão à noite (que tradicionalmente marcava o Dia de Nossa Senhora da Luz), seria um risco à saúde dos fieis. Por isso, optamos por, neste ano, encerrar as comemorações com a coroação solene de Nossa Senhora?, explicou o arcebispo de Curitiba.

Sobre o grande número de participantes nas celebrações, dom Moacyr mostrou-se emocionado. ?Não há dúvidas de que nossa padroeira mantém um grande número de fiéis, pessoas que se mantêm firmes em sua devoção e participantes das atividades da igreja. Essa devoção é antiga, vem desde a fundação da cidade, há mais de 300 anos?, comentou. 

Voltar ao topo