Fiéis acompanham criação de nova diocese

Centenas de fiéis participaram ontem da celebração de criação da Diocese de São José dos Pinhais, que terá à frente dom Ladislau Biernaski, ex-bispo auxiliar de Curitiba. A nova diocese foi desmembrada da arquidiocese da capital paranaense em dezembro do ano passado pelo papa Bento XVI e abrange 14 municípios, com cerca de 650 mil habitantes.  

A celebração reuniu centenas de fiéis, padres e religiosos dos 14 municípios que integram a nova diocese do Paraná, na Praça 8 de Janeiro, em frente à Catedral São José, ex-Igreja Matriz de São José dos Pinhais. A cerimônia foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Curitiba, dom Moacyr José Vitti. Segundo ele, com a criação da nova diocese a igreja não se divide, mas se organiza de uma nova forma para melhor servir o povo. ?A igreja cresce e se torna mais forte?, falou.

Durante a celebração foram lidas as duas bulas papais, a que criou a diocese e a que deu posse ao bispo de São José dos Pinhais. Em seguida, dom Moacyr e o representante do papa no Brasil, o núncio apostólico Lorenzo Balbiciere, conduziram dom Ladislau ao cargo.

O processo de criação da nova diocese começou durante os últimos anos de administração de dom Pedro Fedalto como bispo metropolitana de Curitiba. Mas a decisão do papa foi adiada até que o novo arcebispo, dom Moacyr, retomou o processo em Roma. ?Dom Ladislau mereceria ser o bispo de São José dos Pinhais pelos 27 anos e meio que atuou como bispo auxiliar, dedicando-se generosamente à área do interior?, disse dom Pedro Fedalto.

Dom Ladislau acredita que terá muitos desafios pela frente, principalmente no início de funcionamento da diocese. ?A diocese foi criada justamente para que a comunidade não se acomodasse tanto, o que é uma tendência natural, ainda mais quando está subordinada a algo muito maior. Eram poucas visitas dos representanes da arquidiocese nestas cidades?, comenta dom Ladislau.

Para ele, outro desafio será a adaptação da maneira de evangelizar, principalmente pelas características da região. ?Parte da diocese é urbana e industrializada e outra parte é rural. Uma coisa é evangelizar o agricultor; outra é falar com as pessoas dos grandes centros. A palavra de Deus deve ser adaptada à situação das pessoas?, afirma.

Além de São José, fazem parte da nova diocese os municípios de Araucária, Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Tijucas do Sul, Campo do Tenente, Rio Negro e Piên. Juntos os municípios têm uma população de cerca de 650 mil habitantes, sendo cerca de 500 mil católicos. Dom Ladislau estará à frente de 31 paróquias que congregam 58 sacerdotes, 45 religiosos e 120 religiosas.

Voltar ao topo