Festa do Rocio deve reunir meio milhão de pessoas

Os organizadores da Festa de Nossa Senhora do Rocio estimam que mais de 500 mil pessoas devam participar das programações festivas e religiosas em Paranaguá. A festa, que acontece de 2 a 15 de novembro, é a mais tradicional da cidade e teve a sua primeira edição realizada em 1830. A promoção quer reforçar a vocação da cidade de Paranaguá como pólo do turismo religioso do Estado.

Na edição deste ano, a Festa do Rocio terá uma programação diferenciada. Além das novenas e missas, várias atrações musicais também estão agendadas. A festa abre dia 3 com a apresentação do padre Reginaldo Manzotti. Haverá, ainda, shows com bandas do Paraná e um festival de cultura do litoral, que é  a ovidade deste ano.

De acordo com o reitor do Santuário de Nossa Senhora do Rocio, padre Joaquim Parron, a programação religiosa também será especial. ?No dia 4, teremos a emocionante procissão marítima, que é uma tradição da nossa festa?, disse.

Um dos objetivos da festa, afirma padre Parron, será levantar recursos para a reforma e revitalização do Santuário de Nossa Senhora do Rocio. Segundo ele, são necessários R$ 500 mil para reformas no telhado, forro, bancos, iluminação, vitrais e altar. O maior valor, cerca de R$ 200 mil, é para a recuperação dos vitrais da igreja, que foram danificados com a explosão do navio Vicuña, em novembro de 2004. ?Esses vitrais são de origem alemã e têm uma importância histórica muito grande?, disse o padre, que reclamou que até hoje o santuário não foi indenizado pelos prejuízos do acidente. 

Voltar ao topo