Famílias de catadores ocupam terreno na CIC

Quinze famílias, em um total de quarenta pessoas, integrantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Novo Amanhecer, ocuparam ontem, no início da manhã, um terreno da Fundepar localizado na Rua Luiz Valenza, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). No local, existe um barracão onde a associação deseja instalar sua central de coletas de produtos a serem reciclados. ?A ocupação da área tem como objetivo forçar uma negociação com o governo do Estado, para que o mesmo permita que o barracão seja utilizado como central. A associação é composta de 45 famílias carentes, que precisam de um lugar para exercerem suas atividades de trabalho?, disse o integrante da organização não governamental Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores, que apoia as iniciativas da associação, César Sanson.

Segundo a presidente da associação, Maria de Lourdes Souza, a entidade tinha um barracão, localizado na Rua Cid Campêlo, também na CIC. Porém, seus integrantes não estão mais conseguindo arcar com o aluguel do espaço. ?O aluguel é de R$ 500 e não estamos dando conta de pagá-lo?, afirmou.

Um empresa terceirizada de vigilância e diretores da Fundepar presentes no local, acionaram a Polícia Militar com o objetivo de desocupar o imóvel. Após a chegada de uma equipe de advogados da ONG Terra de Direitos, foi negociada a realização de uma reunião, na próxima segunda-feira, com a diretora-geral da Fundepar, Sandra Turra. A ocupação prossegue até, pelo menos, o final desta reunião. Os catadores de papel aceitam discutir a possibilidade de um convênio com algum órgão ligado ao governo ou à Prefeitura de Curitiba.

Voltar ao topo