Família Meister festeja 150 anos de imigração

A família Meister lembrou ontem, no Restaurante Madalosso, em Curitiba, os 150 anos de história no Brasil. Pelo menos trezentas pessoas ? entre descendentes e amigos ? participaram do encontro que contou com missa, almoço festivo e venda de diversos produtos relacionados ao clã. A história dos Meister no Brasil começa em 1852, quando o patriarca da família, Johannes Meister, desembarcou no Porto de São Francisco do Sul (SC), vindo do cantão de Schaffhausen, na fronteira da Suiça com a Alemanha.

Johannes teve dez filhos, dos quais um morreu muito jovem e outro mudou-se para o Rio Grande do Sul, perdendo o contato com o resto da família. Restaram oito ramos dos Meister que deram origem a mais de 1.600 nascimentos com o sobrenome em todo Brasil. A reunião dos 150 anos é a segunda a ser realizada pelo clã. A primeira, em 1998, reuniu membros da família de todo País. “As principais concentrações estão em Curitiba, no Oeste paranaense e no Norte de Santa Catarina. Mas em 98 veio gente até do Maranhão”, diz Henrique Meister, um dos organizadores do evento, que esperava repetir o sucesso da festa.

Gerações

A oportunidade de conversar com primos, primas, tios e tias até então desconhecidos animou também o aposentado José Meister, de 82 anos, que veio de Mafra (SC) com a esposa, filhos e netos. “Estou muito contente. Para todo lado que olho tem gente diferente. Gente do meu sangue, de todas as idades.”

Dos 82 anos de José ao 1 ano e meio de Alessandra Jaboinski da Silva corre o sangue Meister. Olhando assustada, provavelmente sem entender o porquê de tanta gente querendo lhe ver, a menina, que veio com os pais de Itajaí (SC) para o encontro, é a mais nova dentre os descendentes de Johannes Meister ali presentes.

Vindos para Curitiba no fim do século XIX, os Meister tiveram papel fundamental no desenvolvimento de Curitiba. O patriarca Johannes é lembrado até hoje por ter auxiliado os imigrantes poloneses que ainda não tinham suas terras regularizadas na cidade. “Ele acolheu os poloneses em sua chácara na região onde hoje fica o bosque do papa”, conta Henrique Meister.

O Corpo de Bombeiros também deve sua origem a um descendente da família. João Meister fundou a Associação Teuto-Brasileira de Bombeiros Voluntários de Curitiba, que mais tarde se transformaria no Batalhão do Corpo de Bombeiros.

No esporte, a família de destacou por ter participado da fundação do Coritiba Football Club e por ter fixado o rali como prática desportiva no Paraná. Essas e outras histórias estão no livro Esse maravilhosos imigrantes nossos avós…, de Gláucia Meister Pimentel. A escritora pesquisou durante mais de vinte anos as origens e as linhagens da família.

Voltar ao topo