Falta de pessoal gera filas em órgãos na capital

O aumento no número de atendimentos nos primeiros meses do ano aliado à falta de pessoal para suprir a demanda tem ocasionado filas no Procon-PR, em Curitiba. Nos postos do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), onde 400 funcionários terceirizados foram removidos do quadro em todo o Estado, a situação é semelhante. Os órgãos afirmam já estar em processo de reposição de pessoal, mas alertam aos usuários que procurem agilizar a maior parte das informações e serviços pelo telefone ou internet, quando disponíveis.


Fila na sede do Procon, no centro de Curitiba: compras de final de ano gerariam mais reclamação e mais espera.

A coordenadora do Procon Ivanira Pinheiro explica que os primeiros meses do ano, historicamente, acumulam mais atendimentos por conta das compras de final de ano. ?Somado a isso, o Procon atingiu recorde em atendimentos em 2007 desde que foi criado, em 1991?, explica. Foram mais de 160 mil atendimentos realizados ano passado, contra média de 120 mil no ano anterior.

Além disso, afirma a coordenadora, o fim do ano é caracterizado pela saída de estagiários. ?A reposição é feita principalmente em março, quando as aulas já começaram e o pessoal começa a procurar trabalho.? Atualmente, são 30 vagas de estágio, principalmente nas áreas de Direito e Administração, à espera de ocupantes no órgão.

Ivanira Pinheiro afirma ainda que, por conta do aumento no número de atendimentos, já foi solicitado ao governo um incremento no quadro de funcionários. ?Há projeto de aumentarmos o número de pessoal até junho, no máximo. Pedimos cerca de 80 pessoas para suprir todos os setores?, adianta.

Segundo a coordenadora, como o atendimento pessoal é feito por senhas, quem não consegue se encaixar entre os 50 atendimentos disponibilizados pela manhã deve voltar ao meio-dia, quando outras 50 senhas são distribuídas, além das referentes às desistências do período da manhã.

Detran

No Detran, a situação é semelhante, mas a defasagem de pessoal é maior: com a não-renovação dos contratos de 400 funcionários terceirizados, o Estado realizou concurso para repor pessoal e prevê chamar 267 pessoas em um período entre 30 e 40 dias, informou a assessoria de imprensa. Soma-se a isso aumento no número de atendimentos: estima-se que o volume tenha dobrado neste início de ano em relação ao mesmo período do ano passado. O motivo é o aumento da compra de veículos, o que culmina em processos de transferência e retirada de carteiras de habilitação de diferentes categorias.

Alguns serviços e informações, como consulta de pontos na carteira, débitos de veículos e retirada da guia de licenciamento, podem ser obtidos pela internet no endereço www.detran.pr.gov.br. No site do Procon, o www. pr.gov.br/proconpr, os usuários também podem esclarecer dúvidas, verificar quais documentos são necessários para abrir processos ou reagendar audiências. O Detran atende ainda pelo 0800 643 7373 e o Procon por meio do 0800 41 1512.

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