Evento da Força Sindical reúne 100 mil no Paraná

As comemorações do Dia do Trabalho no Paraná também serviram para aqueles que queriam protestar. Milhares de pessoas – aproximadamente 100 mil pessoas em todo o Estado – participaram de um evento realizado pela Força Sindical do Paraná no centro de São José dos Pinhais. A 5.ª edição do Primeiro de Maio Solidário, que é realizado desde 2002, teve também foco na campanha de combate à fome e arrecadou mais de 100 toneladas de alimentos para entidades filantrópicas. A Força Sindical, que reúne cerca de 110 sindicatos filiados no Paraná, representando quase um milhão de trabalhadores, também promoveu o evento nas cidades de Campo Largo, Fazenda Rio Grande e Matinhos.

Sérgio Butka, presidente estadual da Força, ressaltou que a organização da sociedade é fundamental para garantir os direitos dos trabalhadores nas reformas dos governos. "Neste ano os protestos são em defesa de bandeiras de luta como a redução da jornada, melhores condições de trabalho e o salário mínimo regional", disse o presidente. Os sindicalistas aproveitaram ainda para recolher assinaturas no abaixo-assinado pela campanha De Olho no Imposto, que pede maior clareza sobre impostos nas embalagens dos produtos. O evento também contou com serviço para a emissão da Carteira de Trabalho, além de atividades recreativas, shows, oficinas de artesanato e sorteio de prêmios.

Mais comemorações

O Serviço Social do Comércio do Paraná (Sesc) Centro, em parceria com o Sindicato dos Permissionários nas Centrais de Abastecimento do Estado do Paraná (Sindaruc), promoveu ontem o Dia da Alegria, voltado para os comerciários, que contou com diversas atividades recreativas e orientações educativas. Já o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) promoveram o projeto Lazer com Arte no Dia do Trabalhador, para estimular a criatividade e o lado artístico dos profissionais.

Voltar ao topo