Estudante de Curitiba vence concurso de cartas

A estudante do Colégio Internacional Everest, de Curitiba, Alanis Todeschini Marca, de 11 anos, é a campeã nacional do 38º Concurso Internacional de Redação de Cartas até 15 anos, promovido pela União Postal Universal. A estudante representará o Brasil na fase internacional do concurso, que ocorrerá na Suíça, ainda sem data prevista.

Na última segunda-feira ocorreu a entrega do prêmio da fase regional, na sede do Colégio. A aluna e a instituição receberam das mãos do diretor adjunto dos Correios no Paraná, Areovaldo Figueiredo, aparelhos de DVD player portátil com tela LCD. Em 9 de outubro a aluna receberá o prêmio nacional, em Brasília.

Em 38 anos de premiação, esta é a segunda vez que um estudante do Paraná ganha o concurso no Brasil. A carta de Alanis foi escolhida entre mais de 60 mil. O concurso contou com a participação de mais de 200 escolas públicas e particulares de todo o Estado.

Com o tema “como condições de trabalho decentes podem levar a uma vida melhor”, a aluna da 6ª série mandou uma carta ao dono da empresa do seu pai, para agradecer pelas boas condições de trabalho oferecidas a ele. No texto, a garota conta que ao mudar de emprego, o pai também passou a ter mais qualidade de vida, menos estresse e mais tempo com a família. “As condições de trabalho na sua empresa é que fizeram do meu pai um homem melhor: esse pai que hoje me abraça forte, acompanha meus passos e dá alegria pra toda família, que está mais unidade e feliz”, finaliza a estudante.

Para a mãe, a premiação foi uma grande surpresa. “Ela fez a redação com todo o empenho, mas como se fosse uma tarefa, sem pretensões”, conta Maria Izabel Todeschini Marca. Ela diz que a filha procurou se expressar, sem utilizar alguma técnica específica. “Ao invés de procurar dados técnicos na internet ou tentar impressionar, a Alanis escreveu com o coração e buscou inspiração em uma situação que aconteceu de verdade”.

“Hoje vivemos um momento histórico no Colégio Internacional Everest. Com estudo e esforço, todo aluno pode ter um futuro brilhante”, disse a diretora da Instituição, Yolanda García.