Estoque do Hemepar está em baixa devido ao frio

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), vinculado à Secretaria de Saúde, alerta para a necessidade da manutenção das doações voluntárias de sangue no período do inverno, quando com a chegada do frio, a queda no número de hemocomponentes cai em até 40%.

Responsável pelo atendimento de 60% dos leitos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná, o Hemepar precisa manter seus estoques de sangue em alta. “Isso representa 50% das transfusões feitas no Paraná. Somente em Curitiba são 40 hospitais conveniados ao SUS”, disse o secretário da Saúde, Carlos Moreira Júnior.

A diretora do Hemepar, Suzana Mercer, afirma que são necessários 150 doadores por dia para manutenção de um estoque razoável para o atendimento aos hospitais. “Com a chegada o inverno este número cai para cerca de 80 doadores por dia”.

FÉRIAS – Outro agravante para a doação de sangue é a chegada das férias escolares. Com um grande número de pessoas viajando, as doações diminuem e a probabilidade de acidentes de trânsito aumenta, deixando uma equação complicada para os hospitais, bancos de sangue e pacientes. “Se todos que fossem sair de viagem pudessem doar sangue, manteríamos o estoque de sangue”, afirma Suzana.

Para doar sangue basta ter entre 18 e 65 anos, boa saúde, pesar mais de 50 quilos, estar alimentado e portar documento de identidade. “Todo material usado na coleta de sangue é descartável. Ao doar sangue, o doador é orientado e acompanhado por profissionais de saúde experientes e qualificados”, garante Suzana. De acordo com ela, o intervalo mínimo entre doações é de 60 dias para homens e de 90 dias para as mulheres.