Escrevendo o Futuro com inscrições abertas

A Fundação Itaú Social lançou ontem, em Curitiba, a terceira edição do Prêmio Escrevendo o Futuro. A premiação faz parte do programa que leva o mesmo nome, cujo objetivo é colaborar na melhoria da leitura e escrita de alunos de 4.ª e 5.ª séries do ensino fundamental de escolas públicas. As inscrições para escolas e professores, de todo o País, estão abertas até o dia 8 de maio. Cada edição do programa dura dois anos. Um deles é dedicado ao concurso e a premiação, depois dos alunos passarem por oficinas dirigidas por seus professores. No ano seguinte, a meta é a capacitação dos docentes. A escola que se inscreve no Prêmio Escrevendo o Futuro recebe o Kit Itaú de Criação de Texto, com material para três gêneros de escrita: poesia, artigo de opinião e memórias. A partir daí, o professor escolhe um gênero e começa a desenvolver as oficinas com seus alunos. "O objetivo maior é o aprendizado do professor, dar ferramentas a ele, e estimular os alunos. É um processo de instrumentalizar o professor e de despertar o gosto pelo ler e escrever pelo aluno", comenta a superintendente da Fundação Itaú Social, Ana Beatriz Patrício.

Em 2004, a segunda edição do prêmio teve participação de 240 mil alunos, 4,4 mil professores e 2.150 escolas da região Sul. No total, mobilizou quase 1 milhão de alunos, 25 mil professores e 10 mil escolas de todo o Brasil. "Esperamos bater um novo recorde este ano. Setenta por cento dos professores que se inscreveram na primeira edição participaram da segunda também. Queremos que isso continue", afirma Ana Beatriz.

O tema para a produção dos textos é "O lugar onde vivo". Cada escola escolhe os melhores textos desenvolvidos pelos alunos, que são encaminhados para uma comissão julgadora de nível estadual. São separados os 180 melhores trabalhos de sete regionais estipuladas pela organização. Posteriormente, são contemplados os vencedores regionais – 21 alunos -, que se tornam finalistas do concurso nacional. Somente três levarão o prêmio. A cerimônia deste ano acontece no dia 20 de novembro, em São Paulo.

As inscrições para o prêmio podem ser feitas até o dia 8 de maio por meio de fichas disponíveis nas agências do Banco Itaú e nas sedes estaduais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) ou pela internet, nos sites www.fundacaoitausocial.org.br, www.escrevendoofuturo.org.br e www.cenpec.org.br. 

Voltar ao topo