Escolas do Paraná se destacam em estudo

Três escolas públicas paranaenses mostraram que desenvolvem um bom trabalho, mesmo não tendo muito recurso. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação (MEC), divulgou ontem a lista de 33 escolas do Brasil que conseguem desenvolver boas práticas pedagógicas, mesmo em condições sócio-econômicas desfavoráveis. O estudo Aprova Brasil foi desenvolvido com base nos resultados da avaliação Prova Brasil, aplicada em 2005. Entre as escolas destacas, estão: uma de Ibema, uma de Prudentópolis e outra de Diamante do Sul. Todas da região central do Estado.

Os alunos das três escolas estavam entre os 3,3 milhões alunos de 4.ª e 8.ª séries, de mais de 40 mil escolas que passaram por provas de matemática e língua portuguesa da avaliação Prova Brasil, do Inep. Em junho deste ano, os resultados das provas foram divulgados.

Segundo o presidente do instituto, Reynaldo Fernandes, o desempenho acima da média nacional de algumas escolas ?pobres? chamou a atenção. ?Queríamos entender o porquê de escolas com situação sócio-econômica pouco favorável terem um desempenho acima do esperado. Para isso cruzamos os resultados do Prova Brasil com as condições sócio-econômicas e o plano pedagógico?, explica.

Identificadas as 33 escolas, os pesquisadores foram a campo para avaliar e encontrar os motivos, ?relacionados à gestão, à organização e ao funcionamento de escolas que possam ter contribuído para a melhor aprendizagem dos alunos?, como traz o relatório do estudo, divulgado no site do Inepe.

Escolas

A Escola Municipal Getúlio Vargas, de Ibema, região centro-oeste do Paraná, foi uma das mostradas no estudo. Conforme avaliado pela pesquisadora Sandra Maria Viana, a escola atende crianças da área rural; há projeto contínuo de formação de professores; tem projeto político-pedagógico construído com participação de professores, funcionários e pais, que também participam de outras decisões na escola; além de praticarem a interdisciplinaridade, desenvolveram projetos diferentes e estimularam atividades físicas.

A outra escola selecionada no Paraná é a Escola Estadual Cristoforo Myskiv, de Prudentópolis. Entre as questões positivas levantadas estão a gestão democrática; a organização; a grande participação de toda comunidade escolar; e o estímulo à leitura e atividades extra-classe.

Também foi destacada, no estudo do Inepe, a Escola Municipal Infantil Edirce Neneve Carvalho, de Diamante do Sul. Os motivos que levaram a escola a ser selecionada no estudo foram a integração das atividades com os programas governamentais; a integração entre alunos, professores e demais funcionários; atividades de estímulo à leitura; controle sobre a evasão escolar; associação de pais e mestres presente; e a participação de alunos em atividades extras, aulas de inglês e laboratório de ciências. 

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