Entra no ar, em breve, a rádio FM Lúmen 99.5

Os tempos áureos do rádio foram obscurecidos pela proliferação da televisão e, recentemente, pela a internet. Mesmo assim, completados 80 anos da introdução da tecnologia e linguagem do rádio no Brasil – a primeira transmissão ocorreu em 7 de setembro de 1922 – é chegada a hora da expansão das redes comunicativas no País.

Com a globalização, paradoxalmente, também cresce a audiência e a qualidade da programação regional. Se, em tempos passados, apenas era possível alcançar o mundo via ondas curtas, atualmente, cresce o número de emissoras de rádio na internet. O rádio ainda é um dos meios de fácil acesso à população em geral. Não apenas deve levar entretenimento e informação à comunidade, mas também deve contribuir para o progresso científico e tecnológico. Ainda mais uma rádio que é, ao mesmo tempo, universitária e educativa. Universitária porque será dirigida preferencialmente à imensa população que freqüenta as instituições de ensino superior da Região Metropolitana de Curitiba. E educativa porque será uma extensão da educação formal das escolas e universidades. Assim, a rádio FM Lúmen, mantida pelos Irmãos Maristas, nasce com essa característica.
A implantação da rádio FM Lúmen 99.5 nasce em um momento ímpar da Sociedade Paranaense de Cultura (SPC), mantenedora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Concebido há mais de nove anos, o nascimento da FM Lúmen se dá no momento em que está sendo estruturado e organizado o projeto de comunicação social da PUCPR e suas afiliadas: o Lúmen – Centro de Comunicação. A intenção é tornar a área de Comunicação Social referência no País.
Sinergia, integração, otimização de recursos e aproveitamento do potencial instalado são algumas idéias que acompanham o nascimento da rádio FM Lúmen 99.5. Com o recém-criado núcleo de Jornalismo Científico, que sustenta os conteúdos editoriais do jornal Voz do Paraná e, recentemente, do programa de televisão Conexão Sul, está sendo implantado uma concepção inédita de comunicação integrada e multimídia. Espera-se, em breve, ampliar o leque do núcleo de Jornalismo Científico para a área da radiodifusão e, posteriormente, para a internet. A PUC acredita nesse processo porque novos modelos gerenciais podem ser implantados nas redações de jornalismo e comunicação, com a missão de melhor difundir o conhecimento, a informação e o saber oriundo das instituições de ensino superior do Paraná. Crescimento, qualidade e inovação são três eixos que norteiam as iniciativas na área de Comunicação Social.
Para o funcionamento da rádio FM Lúmen 99.5, será implantado, gradualmente, o que existe de mais moderno nos modelos gerenciais. Times de trabalho, força-tarefa, alianças estratégicas e transferência de tecnologias são alguns mecanismos utilizados para inserir a rádio FM Lúmen no rol dos grandes empreendimentos educativos e universitários. Sobretudo em um contexto em que há mais de trinta emissoras de rádios educativas no País, lutando por recursos para manter qualidade de programação e seu corpo profissional. Em termos de programação, na FM Lúmen 99.5, serão implantadas três áreas de atuação, em sintonia com as tendências atuais: radiojornalismo, programas musicais e projetos especiais. Com isso, a intenção é abranger todas as áreas, levando boa informação que gera conhecimento, música que toca fundo na alma das pessoas, programas especiais e documentários que ampliam o foco do conhecimento dos ouvintes.
A partir de uma estratégia de expansão com parceiros de qualidade, a PUCPR almeja, gradualmente, angariar fundos para o pleno funcionamento da rádio FM Lúmen 99.5 por meio de parcerias com entidades educativas e de responsabilidade social, tendo a SPC, a Associação Brasileira de Educação e Ensino e a União Catarinense de Ensino como parceiras.
A todos aqueles que tornaram esse sonho realidade, nossos sinceros agradecimentos, em especial ao jornalista Vicente Mickocz, um dos ícones da radiofonia brasileira, tendo completado, recentemente, 52 anos de atuação em emissoras de rádio. Se, em 6 de junho, Dia de São Marcelino Champagnat, fundador da Congregação dos Irmãos Maristas, foi possível realizar o sonho de colocar a emissora universitária do Lúmen no ar, é porque muita gente sonhou com essa realidade. Por isso, na cerimônia de inauguração do sinal em caráter experimental da FM Lúmen 99.5 foram abençoadas todas as pessoas que trabalham nos meios de comunicação, bem como equipamentos que potencializam este trabalho. Em breve, vamos reunir a comunidade e parceiros para o lançamento da programação definitiva da FM Lúmen 99.5. ?Sonho que se sonha só, é apenas um sonho. Quando se sonha junto, é realidade!?
Ricardo Belinski é jornalista, diretor do jornal Voz do Paraná e presidente da Fundação Champagnat.

Voltar ao topo