Entidades fazem protesto contra o Centro de Convivência da UFPR

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Técnico de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Estado do Paraná (Sinditest), da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR), e do Diretório Central dos Estudantes da UFPR (DCE), fizeram na manhã desta terça-feira (15) um protesto durante a inauguração do Centro de Convivência da UFPR. As três entidades discordam da utilização do espaço físico do Centro.

"A reitoria havia prometido que os seis boxes do Centro seriam divididos entra as três entindades. No entanto, eles recuaram da proposta e estabaleceram que os espaços fossem sublocados para fins privados como, Correios, Agência Bancária entre outros ", comentou a diretora de imprensa do Sinditest, Carla Cobalchini.

De acordo com Flávio Zanette, Pró-reitor de Administração da UFPR e presidente da comissão designada para a construção do Centro de Convivência, o projeto havia sido feito em 2004 e aprovado em março de 2008. Segundo ele, na época ficou definido que as atividades desenvolvidas no espaço deveriam ser de uso comum, ou seja, atividades que possam beneficiar de forma geral a comunidade.

Zanette explicou que as atividades Correio, Cantina, Terminais bancários, além de uma farmácia e da Editora da UFPR, são de uso comum por isso devem estar presentes no Centro de Convivência. Contudo ele também lembrou a liberação dos espaços para estas atividades ainda não foi deliberado e só serão concedidos mediante o resultado de licitação.

Sobre os espaços destinados às entidades sindicais, o pró-reitor disse que está marcando uma reunião para a próxima semana onde o tema será debatido.

Voltar ao topo