Enade deve ter 23 mil estudantes no Paraná

O Paraná é o quarto estado em número de inscritos e participantes no Exame Nacional de Desempenho (Enade), que vai acontecer no próximo domingo, em todo o País. O Enade avalia o desempenho dos estudantes do ensino superior e é um dos desdobramentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), método substituto do Provão. Cerca de 23 mil estudantes do Paraná devem realizar as provas, em aproximadamente 170 locais. Em todo o País, o Enade vai contar com 347.621 participantes.

O coordenador geral do Enade no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Amir Limana, atribuiu a grande quantidade de inscritos no Paraná ao fato de que há muitas faculdades e universidades no Estado.

No Enade, são as instituições que inscrevem seus alunos para a realização das prova – a escolha é feita aleatoriamente, segundo Limana – e cabe ao Inep fazer uma amostragem daqueles que, efetivamente, irão participar do processo. No Paraná, 94 instituições de ensino superior inscreveram quase 35 mil alunos, mas apenas cerca de 23 mil vão fazer as provas. Em número de inscritos e participantes, o Paraná só perde para Minas Gerais e São Paulo, que ficaram em segundo e primeiro lugar, respectivamente. "As regiões Sul e Sudeste estão bem servidas de instituições de ensino superior, há mais gente estudando", comentou.

No antigo Provão, todos os estudantes de Ensino Superior eram avaliados para que o Ministério da Educação pudesse ter uma idéia da qualidade dos cursos. No sistema do Sinaes – ao qual o Enade está incluído -, o desempenho dos estudantes é que é avaliado, e eles são escolhidos pela amostragem feita pelo Inep. Com o Enade, avalia-se não só quem sai da faculdade, mas também quem entra. Os alunos vão responder questões específicas do curso e também de assuntos gerais, como violência e meio ambiente.

Essa é a segunda vez que o Enade vai acontecer no País. No ano passado, cerca de 140 mil alunos foram avaliados, número bastante inferior ao deste ano, porém em 2004 participaram 13 áreas do conhecimento, enquanto neste ano são 20 áreas. Os locais de prova podem ser vistos pela internet (www.inep.gov.br), pelo telefone do Fala Brasil (0800-616161) ou ainda pelos telefones da coordenação geral do Enade (61-2104-8137/8125/8575). As provas começam às 13h, mas os estudantes devem chegar com pelo menos 45 minutos de antecedência – os portões serão abertos ao meio-dia. Para fazer as provas, os estudantes devem levar o cartão de confirmação (aqueles que já o receberam em casa) ou um documento com foto (pode ser carteira de identidade, de trabalho ou de motorista).

Voltar ao topo