Empresa que usa reciclável pode ter isenção

O prefeito Beto Richa propôs ontem aos integrantes do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos debater com os governos federal e estadual a desoneração de tributos e incentivos para empresas que usem material reciclável na produção.

A medida, apresentada e aprovada na 14.ª assembleia do consórcio, visa melhorar as condições de trabalho e renda dos catadores de material reciclável. “Temos que ter soluções práticas e sustentáveis, que tragam retorno ambiental e social. A mais efetiva é desonerar e incentivar quem beneficia e usa esse tipo de matéria-prima”, disse Richa.

A proposta foi aprovada pelos prefeitos e representantes dos municípios da região metropolitana que integram o consórcio. Um grupo de trabalho será formado para estudar formas de desoneração e de discussão com os governos.

Na assembleia, também foi aprovada a participação do município de Piraquara no consórcio, que agora passa a contar com 17 municípios. Outro assunto foi a apresentação aos prefeitos que assumiram os cargos em janeiro do andamento da licitação e licenciamento do Sistema Integrado de Processamento e Aproveitamento de Resíduos.

Voltar ao topo