Em Londrina, cerol deixa 7.400 domicílios sem luz

Uma pipa enroscada nos fios da rede elétrica na região dos Cinco Conjuntos, zona norte de Londrina, deixou sem energia mais de 7.400 domicílios durante boa parte da tarde de anteontem. O acidente aconteceu às 17h33 e, ainda que não tenha provocado vítimas, foi grave.

Uma criança brincava de empinar pipa nas proximidades do alimentador Parigot de Souza, um circuito de alta tensão em 13.800 volts. Aparentemente, o artefato embaraçou na fiação elétrica e o menino tentou soltá-lo aos puxões, terminando por provocar um curto-circuito e o rompimento de um dos cabos condutores. Na linha que segurava a pipa havia cerol (uma perigosíssima ? e por vezes mortal ? associação de cola com vidro moído).

Por sorte a criança se livrou de receber uma descarga elétrica de alta voltagem: na maior parte das vezes, os fios usados para prender pipas são bons condutores de eletricidade. No caso do incidente em Londrina, houve a agravante da queda do cabo condutor – que pode chegar ao chão ainda energizado, até que os mecanismos de proteção automática da rede elétrica atuem interrompendo a passagem da corrente.

Vinte minutos depois da ocorrência, por meio de manobras no sistema de distribuição, a Copel conseguia restabelecer os serviços a 95% dos domicílios atingidos. Os demais, por dependerem diretamente do trecho de rede que foi danificado, tiveram de aguardar a recomposição da fiação, que ficou pronta às 18h35.

Cuidados

Permanentemente, a Copel alerta e informa a população pelos mais variados meios para que observe certos cuidados visando prevenir acidentes com eletricidade. Com relação a empinar pipas ou papagaios, a empresa recomenda que o local para a brincadeira seja escolhido criteriosamente, evitando a proximidade com redes elétricas. No caso de a pipa prender nos fios de luz, jamais subir no poste nem bater com canos, bambus ou qualquer outro material para tentar retirá-la.

Puxões na linha também não resolvem, como se pôde ver neste caso em Londrina.

O material usado na confecção da pipa e o tipo de fio que irá segurá-la também devem ser escolhidos com atenção. Eles não devem ser metalizados nem a brincadeira deve ser permitida em dias muito úmidos e nublados: além da maior probabilidade de ocorrência de descargas atmosféricas, a linha da pipa, quando molhada, acaba se tornando uma excelente condutora de eletricidade.

Passar cerol na linha também é uma prática a ser evitada pelo enorme risco que oferece de acidentes com ferimentos graves.

Voltar ao topo