Eixo pode sair até R$ 15 milhões mais barato

A implantação da primeira etapa do Eixo Metropolitano de Transporte criará 2.300 empregos e poderá custar até R$ 15 milhões a menos que a previsão inicial, de R$ 136,3 milhões. As obras que transformarão o trecho urbano da BR-476 na maior e mais moderna avenida da cidade devem começar ainda neste ano, com prazo de entrega de 15 meses. O eixo será implantado, inicialmente, no trecho entre o terminal Pinheirinho e o viaduto da BR-277, perto do campus do Centro Politécnico, da Universidade Federal do Paraná.

Abertas na semana passada, as propostas das 11 empresas e consórcios que participaram da licitação para a primeira fase de obras mostram que o preço final poderá ser menor do que previsto. A redução, a princípio em torno de 11%, segundo o coordenador geral da Unidade Técnico-Administrativo de Gerenciamento (Utag), Wilson Justus Soares, é reflexo de uma licitação que permitiu ampla participação dos interessados e se mostrou atrativa para empresas de outros estados, que se consorciaram com empresas paranaenses. A Utag é responsável pelo acompanhamento de todo o processo de implantação do Eixo Metropolitana de Transporte.

Justus afirma, no entanto, que a Comissão Especial de Licitação ainda está fazendo a análise de toda a documentação apresentada pelas empresas e consórcios. ?São mais de 19 mil páginas para analisar?, explica. ?Só depois desta análise é que se chegará ao custo final do trecho. Uma avaliação preliminar já indica que podemos ter uma economia em torno de R$ 15 milhões.? O resultado será submetido ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financia parte das obras.

As obras de implantação deste primeiro trecho do Eixo Metropolitano criarão 2.300 empregos, diretos e indiretos, segundo levantamento feito pela Utag. Outros mil empregos, conta Wilson Justus, serão criados com a implantação dos binários Brasília, Santa Bernadethe e Mario Tourinho e da ligação viária entre os terminais de ônibus Hauer e Capão da Imbuia, que também fazem parte do Programa de Transporte Urbano. As obras de implantação dos binários e da ligação Hauer/Capão da Imbuia, avaliadas em R$ 34,8 milhões, serão iniciadas em agosto.

Transformação

O Programa de Transporte Urbano prevê investimento total de US$ 133 milhões em obras viárias e de transporte. Além do Eixo Metropolitano, o programa prevê uma série de obras, entre elas a reforma e modernização dos terminais de integração Hauer, Cabral, Capão da Imbuia e Campina do Siqueira, com edital de licitação previsto para ser lançado até o fim do ano.

O Eixo Metropolitano, principal obra do programa, consolidará a BR-476 como o sexto corredor de transporte a integrar a cidade, hoje dividida pela rodovia. O trecho de obras do eixo já licitado atravessa os bairros Pinheirinho, Capão Raso, Novo Mundo, Xaxim, Fanny, Hauer, Parolin, Prado Velho, Guabirotuba e Jardim Botânico, onde vivem 286.800 pessoas.

O projeto total do eixo prevê implantação de oito estações de integração, sistema de iluminação, novos semáforos, ciclovia e anéis de retorno. A nova avenida da cidade terá dez pistas. Serão cinco ruas paralelas: uma via central (canaleta para os ônibus) que vai operar nos dois sentidos, duas vias principais com três faixas em cada sentido e duas marginais ou locais com uma faixa para cada sentido. As vias locais também terão uma faixa de cada lado para o estacionamento de veículos. (SMCS)

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