DVD atinge 60% das locações de vídeo

Os filmes em DVD (Digital Versatile Disc) já ocupam 60% das locações de produtos nas locadoras. A qualidade do áudio e vídeo, além de cenas extras e variedade de idiomas, tem atraído cada vez mais os consumidores. E isso tem refletido nos lançamentos de filmes feitos no Brasil. Em 2001 foram lançados 674 títulos em DVD contra 485 em videocassete VHS (Video Home System). Até junho de 2002 foram 502 títulos lançados em DVD e 248 em VHS.

A diretora de marketing da rede Blockbuster ? com 92 locadoras de vídeo instaladas no País ?, Andrea Bedricovetichi, acredita que a migração do VHS para DVD não será total. Para que isso aconteça, avalia, deverá envolver uma série de fatores, sendo o principal a indústria de eletroeletrônicos. “Há um ano e meio atrás, menos de 5% dos consumidores utilizavam o DVD”, disse.

Segundo ela, existem 18 milhões de videogravadores VHS instalados nas residências, contra dois milhões de equipamentos reprodutores de discos digitais. “O video cassete vai ocupar outros cômodos da casa e não será aposentado tão cedo, até porque os grandes lançamentos acabam saindo sempre nas duas mídias”, ponderou a diretora.

Mercado

A atendente da locadora Night e Day, de Curitiba, Márcia Laskawski, acredita que a substituição do VHS para DVD será total, a curto prazo. Ela comenta que as locações de filmes em videocassete acontecem somente quando o título procurado ainda não está disponível em DVD. O estudante Gustavo Godke é um desse sconsumidores. “Prefiro o DVD pela qualidade e pelos extras, mas acabo levando uma fita quando o filme não existe no formato digital”, confirmou.

A empresária Diva Mercer, que substituiu o vídeo VHS por DVD há pouco tempo, diz que prefere o novo produto porque pode escolher o idioma das legendas. Ela aposta que o DVD vai substituir o VHS. No entanto, o atendente da locadora Cena 1, de Curitiba, Alexandro Walter dos Santos, acredita que ainda existe resistência por parte de algumas pessoas em utilizarem o DVD. “Aqui na locadora cerca de 50% da procura de filmes ainda é em VHS, e acredito que esse sistema ainda vai permanecer por muito tempo”, finalizou.

Gravando

Além disso, outro fator garante a sobrevida dos gravadores de videocassete: os equipamentos nos formatos VHS e Super VHS permitem ao usuário gravar programas de TV para assistir depois, enquanto a maioria dos aparelhos de DVD apenas reproduz os discos. O primeiro gravador de DVD disponível no mercado brasileiro, lançado em maio deste ano, custa cerca de R$ 6 mil, o que o torna inacessível para a maioria dos consumidores.

Voltar ao topo