Retrospectiva 2012

Drogas no combustível e depósito fatal marcaram setembro

Carros movidos a álcool e gasolina, os chamados flex, é algo normal. Mas alguns marginais resolveram ‘inovar’ e abastecer um veículo com crack. Em uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRE), na cidade de Floresta, foram encontrados 25,8 kg da droga escondidos dentro do tanque de combustível.

Quando os policiais começaram a fazer perguntas a Elton Alexandre Xavier, 34 anos, e Washington Carlos Silva, 29, caíram em contradição, o que chamou a atenção dos policiais que, durante a revista, encontraram os 25 tabletes de crack.

Entre as várias versões dadas aos policiais, os dois marginais disseram que iriam de Maringá para Foz do Iguaçu, desmentindo a primeira ‘explicação’, na qual trabalhariam em uma obra em Cascavel.

Fatalidade                                                                                                                                         

Marisi S. Pacheco, 67 anos, foi morta enquanto tira o lixo de casa no Jardim Social em Curitiba. A vítima teria assustado os matadores que, por impulso, acabaram disparando contra a cabeça da idosa. Testemunhas alegam terem ouvido um grito e, logo depois, o estampido de um disparo de arma de fogo.

Depósito fatal

O assalto contra um agência bancária na rua Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, terminou com a morte do soldado da Polícia Militar Paulo Renato Moraes Ribeiro, 41 anos, e do ex-agente penitenciário Emerson Teixeira de Farias, 40, que tentaram barrar a ação dos marginais.

O foco da quadrilha, que tinha informações privilegiadas sobre a agência, era o depósito de R$ 145 mil que seria efetuado por um gerente de um posto de combustíveis. As cenas do roubo e do assassinato dos dois homens foram registradas pelas câmeras de segurança do local.

Crime e castigo

Átila Alberti
Davi tentou fingir luto, mas caiu na rede da polícia.

Gabriel Henrique Vieira, 13 anos, saiu de casa às 7h do dia 11 e beijou a mãe no rosto. Essa seria a última vez que ela veria o filho. O corpo do garoto foi encontrado em um terreno baldio, na Nicola Pellanda, no Umbará, com diversas perfurações à faca. O crime deixou os vizinhos estarrecidos com a crueldade: todos afirmavam que Gabriel era um bom menino e um aluno exemplar e, portanto, não estaria envolvido com drogas.

Davi Moraes Mendes, o padrasto da vítima, foi apontado como o principal suspeito da barbárie. Ele e o menino não tinham um relacionamento saudável e, por várias vezes, Davi mostrou ter ciúmes da relação do menino com a mãe e foi, justamente, essa possessão doentia pela esposa que fez com que ele ‘contratasse’ dois rapazes ajuda-lo no serviço.

Mas a farsa e o luto fingido do malandro não duraram muito tempo e logo o assassino foi desmascarado. Depois de uma verdadeira caçada a Davi, que estava sumido, o marginal sem piedade foi preso.

Propaganda enganosa

Setembro, um mês antes das eleições, Rodrigo Rafael Bereza, 27 anos, foi preso em flangrante tentando ver uma urna adulterada a um comitê eleitoral da capital paranaense. O malandro foi em cana em Almirante Tamandaré, na região metropolitana, mas ,fraudaria os resultados do pleito em Curitiba.

De acordo a propaganda do malandro, ele conseguiria fazer alterações nas informações contidas na urna. No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral (TER) desmentiu essa hipótese e afirmou que os equipamentos são isolados e não podem ser conectados a qualquer outro sistema que não seja o do órgão.

De mãos atadas

Os curitibanos passaram por maus bocados durante a greve dos bancos e dos correios. Muita gente não conseguia pagar as contas porque elas não chegavam ou não podiam ser debitadas nas agências bancárias. Não foram poucos os relatos de pessoas que se sentiram lesadas pelas paralisações, que se tornaram uma coqueluche em 2012.

Indomável

Marco André Lima
O barco já chegou a ser confundido com um outdoor e até uma estação tubo.

Os Caçadores de Notícias trouxeram um relato impressionante. O serralheiro Pedro Luiz Costa, 49 anos, trabalha há quatro anos para construir um barco modelo Multichine 29 pés. Obstinado, o homem se dedica as folgas de fim de semana para embarcar nessa aventura pessoal.

Costa, que possui habilitação de capitão amador, deixa bem claro que a construção do ‘navio’, que já tem nome definido e se chamará Indomável, é um dos maiores objetivos de sua vida. “É uma das cinco coisas que não posso morrer sem realizar”, afirmou.

‘É só o vento lá fora’

Um temporal com ventos de 80 km/h destelhou várias casas e chegou a arrancar o telhado de uma escola em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, deixando 400 alunos sem aula. Na capital, no mínimo, 30 mil pessoas ficaram às escuras, graças à tempestade que assolou o estado.

Um boletim divulgado pela Defesa Civil deu conta que 2,1 mil pessoas foram afetadas em todo o Paraná, a maioria em Mangueirinha, no Centro-Sul do Estado, onde 55 imóveis foram danificados.

Por água abaixo

A Sanepar foi responsabilizada criminalmente pela poluição no Rio Iguaçu em uma ação conjunta entre a Polícia Federal (PF) e o Ibama. As primeiras suspeitas da ação ilegal da empresa – de jogar dejetos no rio – começou em 2009 e fez com que policiais percorressem de helicópteros vários quilômetros do Iguaçu para constatar a poluição.

Ajuda bem-vinda

Anderson Tozato
Reconstrução contou com 20 pessoas e levou menos de um ano.

As chuvas dos últimos meses causaram grandes estragos em Curitiba e região. Um das vítimas dos temporais foi a dona Maria Aparecida de Jesus, de 67 anos, que havia perdido sua casa nas frequentes enchentes que afetam a Cidade Industrial.

Maria de Fátima dos Santos, 39, coordenadora da Pastoral Social do bairro, ficou sensibilizado pela situação em que a idosa vivia e resolveu organizar um mutirão para que a casa de dona Maria reconstruída. “Era puro cupim. Não podia dormir de noite que ficava cheia de pó e os ratos puxavam meu cabelo pra fazer ninho. A casa estava caindo, mas não tinha força pra fazer nada”, relembra a aposentada.

Das 30 pessoas que contribuíram, 20 empenhara suas forças nos fins de semana para levantar paredes, colocar pisos e fazer massa. A casa de dona Maria ficou pronta em menos de um ano e ela contou com orgulho e alegria aos Caçadores de Notícias sua história.

Veja os vídeos que marcaram o mês de setembro.