Dicas pra evitar contaminação da comida

A diarreia mata três milhões de crianças menores de cinco anos por ano no mundo. Destas, 2,1 milhões por causa da manipulação incorreta de alimentos. Os dados são da Organização Mundial de Saúde (OMS). “As crianças são infectadas, principalmente, devido aos hábitos errados na manipulação dos alimentos”, avalia o biomédico Roberto Martins Figueiredo, que ficou conhecido como Doutor Bactéria, ao participar do quadro Tá Limpo, do Fantástico, da Rede Globo. Atualmente faz parte do programa Tudo é Possível, da TV Record.

Figueiredo dá algumas dicas sobre a manipulação dos alimentos para evitar danos à saúde causados por micro-organismos. Os ovos têm de ser colocados na parte interna da geladeira. As frutas também devem ser guardadas na geladeira, com exceção da banana que pode ser colocada em fruteira. O biomédico afirma que é errado lavar carnes porque aumenta o nível de contaminação do alimento. A pizza em caixa de papelão também é fonte de contaminação por micro-organismo. “Tudo que entrar em contato com alimento tem que ser liso, impermeável e lavável”, detalha.

Outras dicas para evitar a contaminação são a esponja de louça – que não pode durar mais de uma semana – e as panelas de alumínio – não devem ser areadas, mas somente limpas, porque liberam o metal para o alimento.

Doenças

Além dessas dicas, Figueiredo recomenda a não refrigeração de latas. Se abri-las, deve-se usar todo o alimento ou colocá-lo em outro recipiente de plástico ou vidro. Os alimentos perecíveis não podem permanecer por mais de duas horas em temperatura ambiente porque as bactérias crescem.

Segundo o biomédico, as principais bactérias que aparecem nos alimentos e transmitem doenças são a salmonela (provoca diarreia e vômito), estafilococos aureus (vômito), clostridium (botulismo), taenia (solitária), amebíase (amebas) e as enteroviroses (viroses intestinais).

Voltar ao topo