Caçadores de Notícias

Dez meses após anúncio da prefeitura, creche não sai do papel

Prometida para o início de 2013, a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no Sítio Cercado, com capacidade para atender 200 crianças, ainda não saiu do papel. Quando os Caçadores de Notícias estiveram na Rua Edvald Ribas Borba em setembro do ano passado, a Secretaria Municipal de Obras informou que o CMEI estaria pronto no começo deste ano. O terreno que abrigava uma casa do antigo Projeto Piá, desativada há cerca de dois anos, fica ao lado de uma praça com equipamentos de lazer para crianças. A antiga residência que havia se transformado em um mocó, mostrada na Tribuna, foi demolida, mas até agora nenhuma outra obra foi iniciada.

Segundo Eliane de Souza Perez, que mora na rua da praça, “no começo do ano apareceu uma engenheira para analisar o terreno, mas foi só isso”. De acordo com Eliane, a praça poderia ser melhor utilizada pela comunidade com a instalação de uma academia ao ar livre para o pessoal da região. “Pedimos uma vez, mas a informação foi de que a academia só seria instalada se tivesse monitoramento da Guarda Municipal, o que por enquanto não aconteceu”, revela. A moradora relata que a praça é pouco aproveitada durante a semana e só fica cheia de gente nos finais de semana.

Aliocha Mauricio
Daniel: bebidas e drogas intimidam quem poderia aproveitar estrutura.

Outro morador das proximidades diz que a academia ao ar livre só serviria se tivesse uma construção da prefeitura junto. “Só a academia não é legal, agora se tiver a creche ou algo assim melhora”, conta o militar aposentado Daniel Chaves. Ele lamenta que a praça, o parquinho e a quadra de areia pouco são usados, em função do estado de abandono. Conta ainda que o consumo de bebidas e drogas no fundo do terreno é uma situação frequente, o que intimida quem poderia aproveitar a estrutura.

Grana, somente no segundo semestre!

Em nota, a Secretaria Municipal da Educação confirmou que a prefeitura construirá um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no terreno localizado na Rua Edvald Ribas Borba. Segundo o comunicado, “os projetos já estão em desenvolvimento e os recursos para a construção serão provenientes do programa PAC 2, Pro Infância, do governo federal. A unidade já foi cadastrada e a liberação dos recursos deverá acontecer no segundo semestre deste ano”.

Ainda segundo a pasta, a creche terá capacidade para atender 200 crianças, de 0 a 5 anos, em período integral, na modalidade educação infantil. Além desta creche, outros 33 terrenos, em diferentes regiões da cidade, foram cadastrados pela prefeitura no programa federal.