Desperdício de alimentos persiste

A maioria dos brasileiros não sabe aproveitar por completo os valores nutritivos dos alimentos. Prova disso é que, em grande parte dos lares e mesmo restaurantes, cascas, talos, folhas e outros componentes de frutas, legumes e vegetais são atirados ao lixo diariamente.

?Tudo isto pode ser consumido, contribuindo muito com a melhoria do valor nutricional da alimentação da população. No Brasil, em que os índices de nutrição são altíssimos, é absurdo que haja tanto desperdício?, comenta a nutricionista Cristine Lissa Lopes, que atua no Programa Sesi Cozinha Brasil, ministrando cursos sobre melhor aproveitamento de alimentos em comunidades carentes de diversos municípios do Paraná.

Segundo ela, é justamente na casca dos alimentos que está a maior concentração de nutrientes. A casca da banana, por exemplo, é rica em potássio e fibras, podendo ser utilizada em bolos, doces e até mesmo em pratos salgados, na forma de filés (como os de carne). ?Muita gente tem medo de aproveitar as cascas devido aos agrotóxicos utilizados nas lavouras. Quando os produtos químicos são utilizados, eles não permanecem apenas nas cascas, também entrando na polpa dos alimentos. É possível retirá-los em grande parte através de uma boa higienização e preparação dos produtos?.

Para eliminação de parte dos agrotóxicos presentes nas cascas, Cristine aconselha que os alimentos sejam lavados em água corrente e esfregados com escova plástica. Talos e folhas também devem ser higienizados e nunca dispensados nos supermercados. ?Muitas vezes, os talos e folhas são eliminados ainda no momento da colheita. Quando isto não acontece, geralmente os próprios consumidores os retiram no momento da compra em feiras e supermercados. Isso é um erro?, comenta.

Voltar ao topo