Desastre nuclear é lembrado com ato cívico e homenagem

O desastre da Usina Nuclear de Chernobyl, ocorrido na Ucrânia, completou ontem 16 anos. Para lembrar o episódio, a Sociedade Beneficente Evangélica de Curitiba promoveu, às 11h, na capela do Hospital Evangélico, um ato cívico.

Na ocasião, foi homenageado o presidente da Sociedade, André Zacharow. Entre os anos de 1999 e 2000, ele recebeu, no hospital, quinze crianças de Chernobyl que vieram para a capital paranaense fazer tratamento de leucemia, causada pela radioatividade ainda presente no local.

O presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira, José Welgacz, lembra que o acidente ocorreu devido a um superaquecimento em uma das turbinas radioativas da usina, que chegou a ficar com 3000º C. Devido à temperatura, um reator explodiu, liberando partículas radioativas. “Hoje, Chernobyl é uma área isolada. Acreditamos que só daqui a cinqüenta anos os vestígios da radioatividade comecem a desaparecer”, afirma.

Até hoje, a população do local sente as conseqüências do desastre. Crianças e adultos sofrem de tireóidismo, leucemia e diversos outros tipos de câncer. “Chernobyl tem uma população de 46 milhões de habitantes. Acredito que, entre quatro e cinco milhões de pessoas estejam doentes devido aos efeitos da radioatividade”, revela José. “Foi, sem dúvida nenhuma, o maior desastre ambiental da história da humanidade.”

As crianças ucranianas que vieram a Curitiba se tratar nasceram depois da tragédia. Na época, elas ficaram hospedadas na casa de integrantes da comunidade ucraniana do Paraná. Permaneceram na cidade por cerca de três meses. José estima que, nos próximos anos, outras crianças devam vir a Curitiba para se tratar. Atualmente, no Hospital de Clínicas, um médico e duas enfermeiras recebem treinamento para recebê-las. No total, quatro médicos e quatro enfermeiros já receberam o mesmo tipo de orientações. “Acho que o mundo fez muito pouco para ajudar as vítimas de Chernobyl. Hoje, o Brasil, assim como os EUA, o Canadá e a Alemanha, é um dos maiores aliados da Ucrânia nessa luta”, declara José.

Participou do ato cívico o cônsul geral ucraniano em Curitiba, Valerii Hryhorash. Ele entregou a André Zacharow o Diploma do Gabinete de Ministros da Ucrânia pela contribuição no desenvolvimento e cooperação humanitária entre Brasil e Ucrânia. “Também estamos comemorando o 10º aniversário de estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países”, anunciou o cônsul.

Voltar ao topo