Deficientes físicos no mercado de trabalho é discutida em Curitiba

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social lançará em Curitiba, no dia 18 de junho (terça-feira), a partir das 13h30, o manual O que as Empresas podem Fazer pela Inclusão das Pessoas com Deficiência e o Prêmio Ethos de Jornalismo ? 2ª Edição, que visa estimular a produção de reportagens sobre responsabilidade social das empresas. Durante o evento, que acontecerá no Auditório Caio Amaral Grubber (CIETEP) ? Av. Comendador Franco, 1341 / Jardim Botânico, haverá palestra sobre a importância de as empresas terem uma política de diversidade que inclua pessoas com deficiência e a discussão sobre o papel da imprensa na divulgação de práticas empresariais socialmente responsáveis.

O objetivo do manual, desenvolvido em parceria com a Rede Saci/Cecae-USP e patrocinado pela Petrobras, White Martins e Confederação das Unimeds do Estado de São Paulo, é estimular o debate, fornecendo orientações, sugestões, e apresentando exemplos práticos sobre como as empresas socialmente responsáveis podem apoiar iniciativas que promovam a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, de consumo e na sociedade.

Os resultados do Censo 2000 do (IBGE) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgados recentemente, revelam que há 24,5 milhões de brasileiros com alguma deficiência física ou mental, o que representa cerca de 14,5% da população do País. Este número cresceu quase dez vezes quando comparado ao resultado do Censo de 1991. Portanto, criar mecanismos para inserir as pessoas com deficiência na sociedade e no mercado de trabalho é considerar a diversidade profissional, a cidadania, a ética, a igualdade de condições e, inclusive, a legislação trabalhista. Para as empresas, é também uma forma de incluí-las no mercado de consumo. Mas elas podem fazer mais por este público, firmando parcerias com fornecedores, consumidores, governo e funcionários, contribuindo para mudanças culturais e comportamentais que tornem a própria sociedade mais inclusiva.


Prêmio

? Durante o evento, será lançado para a imprensa paranaense o Prêmio Ethos de Jornalismo ? Empresas e Responsabilidade Social, 2ª Edição, que está com inscrições abertas até dia 2 de agosto. Serão premiados jornalistas em cinco categorias ? jornal, revista, fotojornalismo, rádio e TV. O melhor trabalho será premiado na categoria destaque. Os vencedores receberão bolsa-pesquisa no valor de R$ 7 mil para desenvolvimento de projetos acadêmicos ou profissionais, mediante aprovação de projetos pela comissão organizadora do prêmio. Os jornalistas deverão ter publicado ou veiculado reportagens que abordem o tema da responsabilidade social das empresas, no período de 1º de outubro de 2001 a 20 de julho de 2002. Valem trabalhos que mostrem a relação das empresas com acionistas, consumidores, fornecedores, governo, público interno ou avaliem os impactos provocados pela atividade empresarial na comunidade e no meio ambiente. Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição on line no site www.ethos.org.br.

O Prêmio Ethos de Jornalismo ? Empresas e Responsabilidade Social, 2ª Edição é uma realização do Instituto Ethos em parceria com a Fundação Ford, conta com patrocínio da Monsanto, da Telesp Celular, do Unibanco, o apoio institucional da (ABI) Associação Brasileira de Imprensa e (Fenaj) Federação Nacional dos Jornalistas Profissionais e apoio de MaxPress.

  • Informações sobre o evento pelo telefone (41) 218-7711
  • Informações sobre o Prêmio Ethos de Jornalismo pelo telefone (11) 3068-8539, ramais 120, 140 e 142.

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