Deficientes defendem rampa nas estações-tubo

A Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP) defende uma mudança no acesso dos portadores de deficiência ao transporte coletivo de Curitiba. Uma das principais reivindicações da ADFP diz respeito aos elevadores das estações-tubo. Segundo o presidente da entidade, Nivaldo Menin, os elevadores apresentam problemas regularmente, além de custarem caro e necessitarem de manutenção periódica. ?A colocação de rampas resolveria o problema. Além de nós, pessoas idosas e gestantes poderiam usá-la?, afirma.

Segundo ele, a colocação de uma rampa não custaria mais do que R$ 500,00. Hoje, algumas estações-tubo ainda não têm os elevadores instalados. ?Lá no Boqueirão, muitos tubos não contam com o equipamento?, explica Maria Luíza Passos, funcionária da ADFP.

Maria também diz que, em alguns tubos, onde existem elevadores não há guias rebaixadas. ?Não consigo subir a calçada. Preciso que alguém me ajude e não posso abusar da boa vontade das pessoas?, explica, fazendo questão de ressalvar que sempre foi auxiliada pelos cobradores. ?Eles sempre mostram boa vontade.?
Os problemas não param por aí: mesmo onde a cidade providencia os acessos necessários, existem irregularidades. Os constantes processos de pavimentação das ruas cria um problema para os portadores de deficiências. ?A rua fica quase na mesma altura do meio-fio. A roda da cadeira fica encalhada?, diz Paulo César Prado, também da Associação.

Resposta

Segundo Olga Prestes, arquiteta da assessoria técnica de transportes da Prefeitura, algumas rampas estão sendo instaladas em terminais e praças, locais onde, segundo ela, exista espaço para os 8,5 metros de rampa. ?Como temos que respeitar as normas de inclinação da ABNT, as rampas ficam compridas e, nas estações normais, atrapalhariam os pedestres?, alega.

Olga também diz que o objetivo da Prefeitura é instalar equipamentos que permitam o acesso dos deficientes aos ônibus em todos os pontos da cidade. A Prefeitura também já estaria evitando o recape das pistas para não criar problemas com as guias rebaixadas.

Roque recebe reivindicações

Membros de entidades representantes de portadores de necessidades especiais apresentaram ao secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Padre Roque, as reivindicações do grupo. A possibilidade de protagonizar o desenvolvimento de políticas de inclusão do governo é um dos itens de maior destaque.

Padre Roque assegurou que a Secretaria do Trabalho está aberta à participação dos grupos representativos da sociedade. “Quero vê-los aqui no Conselho cada vez com mais representatividade”, disse durante a reunião. O encontro também serviu para encaminhar a nomeação de dois representantes da Secretaria para o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, que será sediado na Secretaria de Estado da Justiça.

Participaram da reunião representantes da Associação Reviver Down, de Curitiba, Associação dos Deficientes Auditivos de Curitiba, União Paranaense dos Cegos (UPC), Federação de Entidades de Portadores de Deficiência Física do Paraná (Defipar) e do Conselho Nacional dos Centros de Vida Independente (CVI-Brasil).

Voltar ao topo