Movimento O Sul é o Meu País

Curitibanos são contra proposta de separar o Sul do restante do Brasil

O Movimento O Sul é o Meu País realizou na manhã deste sábado (17) uma pesquisa de opinião com os moradores de Curitiba sobre a idéia de separar os três estados da Região Sul do restante do Brasil e formar um novo país. O resultado mostrou que a maioria das pessoas que responderam ao questionário são contra a proposta.

Os pesquisadores percorreram o Centro da cidade e fizeram abordagens aleatórias. De um total de 652 amostras, 36,8% se posicionaram contra a idéia, 35,4% a favor e 27,8% ficaram indecisos. O questionário perguntava se o entrevistado seria contra, a favor ou ficaria indeciso caso o governo permitisse um plebiscito para separar a região sul.

O resultado foi considerado surpreendente pelo presidente nacional do Movimento O Sul é o Meu País, Celso Deucher. “O número ficou abaixo da nossa expectativa. Esperávamos uma aprovação de pelo menos 51% da população”. Para Deucher, o que mais chamou a atenção foi a quantidade de indecisos. “Não contava com isso. Em todas as pesquisas que já realizamos é o maior número de indecisos que registramos. Isso fez cair a aprovação”, afirma.

Deucher acredita que o resultado é reflexo, em parte, do tempo que o movimento ficou parado. “Ficamos 12 anos em banho maria e somente há um ano estamos nos reorganizando. Não conseguimos ainda fazer um trabalho de conscientização”. Por outro lado, o presidente do movimento diz que as capitais geralmente apresentam baixa aprovação. “A grande votação é no interior. Nas capitais sempre tem muita gente de outros estados brasileiros que não aceitam na proposta”.

 

Voltar ao topo