Curitiba terá cinco novas unidades de saúde até março

Até março de 2014, Curitiba vai ganhar cinco novas unidades de saúde. As unidades Jardim Aliança, no Boa Vista; Campo Alegre, na Cidade Industrial, e Coqueiros, no Sítio Cercado, estão sendo construídas para atender a demanda crescente nessas regiões. Já as unidades Xaxim e Sabará, na CIC, estão sendo reconstruídas devido a problemas estruturais dos antigos espaços. No total, serão investidos R$ 8,2 milhões, recursos provenientes da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Estado.

As novas unidades seguem o mesmo padrão estrutural, com 510 metros quadrados de área construída, sete consultórios, clínica odontológica, Espaço Saúde (para atividades de promoção da saúde com a comunidade), sala de vacinas, sala de inalação, farmácia, sala de espera, área administrativa, além de elevador e banheiro adaptado para pessoas com deficiência.

O aposentado Roque Basso, que mora no Sítio Cercado, afirmou que a nova unidade Coqueiros, prevista para ser inaugurada no primeiro semestre de 2014, vai ajudar a redistribuir a população que hoje é atendida nas unidades Parigot de Souza e João Cândido. Ainda vai absorver a demanda que deve aumentar em cerca de 3 mil famílias até dezembro, com a inauguração de novos empreendimentos imobiliários na região. “É uma necessidade, pois a região está crescendo muito”, disse.

O pastor evangélico Reginaldo Medeiros Jerônimo, que mora na CIC, também aposta na melhoria do atendimento com a construção da US Campo Alegre e a reconstrução da US Sabará. “Aumentou muito o número de famílias na CIC. Antes não se via tanto prédio e condomínio no bairro. O atendimento à saúde também precisa ser ampliado para atender a toda essa gente”, comentou.

O secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, disse que os investimentos que estão sendo feitos na estrutura física das unidades integram um dos eixos para o fortalecimento da atenção primária à saúde. “É necessário investir fortemente na rede básica para melhorar o atendimento à população. Estamos reestruturando o modelo de atenção à saúde, ampliando o Saúde da Família e promovendo a qualificação dos nossos servidores”, explicou.

Além dessas construções, 97 das 109 unidades de saúde de Curitiba estão passando ou passarão por reformas até meados de 2014, com recursos do Ministério da Saúde.

Voltar ao topo