Curitiba sedia evento mundial de neurocirurgia

Cerca de 400 médicos especialistas em neurocirurgia de 12 nacionalidades diferentes estarão nesta semana em Curitiba para acompanhar o 2.º Congresso Internacional Madjid Samii (Mascin).

Durante o evento, que acontece terça e quarta-feira, no Instituto de Neurologia de Curitiba (INC), serão apresentadas as novas técnicas e os avanços já alcançados nesta área.

O congresso, considerado o maior evento de neurocirurgia do mundo, reúne ex-alunos e amigos do neurocirurgião iraniano Madjid Samii, uma referência mundial em assuntos de neurocirurgia, que também vai participar do congresso. Será o segundo evento alusivo a Samii. O primeiro congresso aconteceu no castelo de Tubingen, na Alemanha.

Segundo o diretor de planejamento do evento, André Giacomelli Leal, o evento confirma a posição do INC e da cidade de Curitiba como referências na área de neurologia.

Segundo Leal, os ex-alunos do Samii são as maiores autoridades no assunto. “A presença desses profissionais na cidade é importante tanto para a sociedade médica quanto para a população”, afirma.

De acordo com o presidente do congresso, Ricardo Ramina, um dos poucos alunos de Samii no Brasil, os avanços da medicina, que serão abordados durante o encontro, trouxeram uma mudança considerável para a eficácia do prognóstico, não só da neurologia mas de outras áreas.

“Na medicina existem avanços quase que diariamente. A tecnologia possibilita que técnicas mais seguras e menos evasivas sejam oferecidas aos pacientes”, completa.

Uma das técnicas que serão apresentadas no evento, segundo Ramina, é a ressonância intraoperatória, que permite fazer um exame de pós retirada de um tumor, por exemplo, sem a necessidade de um equipamento de ressonância.

“Isso é feito para você ter certeza de que retirou o tumor. A técnica faz com que seja desnecessário o uso de um equipamento que custaria US$ 6 milhões”, revela.

Voltar ao topo