Curitiba ganha novo sistema de tráfego aéreo

Tecnologia nacional promete revolucionar o sistema de controle aéreo. A nova promessa apresentada pela Força Aérea Brasileira (FAB), no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo II (Cindacta II), é capaz de processar dados de diversas fontes, como radares e satélites e ser apresentado de forma mais simples para o controlador de voo.

Basicamente esta é a forma como funciona o Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional, mais conhecido como Sistema Sagitário.

O primeiro Cindacta a receber o novo sistema foi o de Curitiba. Segundo o presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, a opção se deveu em razão da defasagem do sistema do Cindacta II.

O novo sistema será instalado em todos os quatro Cindactas do País, em substituição ao atual sistema utilizado pela FAB, o X-4000. O novo sistema já está em operação e ajuda no controle e defesa do espaço aéreo das regiões Nordeste e Sul/Sudeste do País.

O Sargitário permite, por exemplo, a sobreposição de imagens meteorológicas sobre a imagem do setor de controle. Isso permite que o controlador de voo possa planejar melhor as mudanças de rota de uma aeronave. “Esse novo sistema vai permitir que o controlador de voo tenha muito mais ferramentas a sua disposição”, ressaltou o Brigadeiro do Ar.

O programa está em operação no Cindacta II e III, sediados em Curitiba e Recife, respectivamente. Foram investidos cerca de R$ 9 milhões no desenvolvimento do software. Uma parceria público privada.

Voltar ao topo