Curitiba ganha 160 quilômetros de novas calçadas desde 2005

A Prefeitura de Curitiba está construindo 2 mil metros de calçadas na rua Fernando de Noronha, no bairro Santa Cândida. As obras ficarão prontas até o fim de julho, melhorando a qualidade de vida dos moradores da rua e dos pedestres que circulam pelo local. A obra integra o conjunto de novos calçamentos que estão sendo construídos em Curitiba. São 160 quilômetros de novas calçadas construídas desde 2005.

"A Prefeitura trabalha para atender a uma antiga reivindicação dos curitibanos, que é a implantação de novas calçadas. Apesar de ser uma responsabilidade dos proprietários de imóveis, a Prefeitura está colocando calçadas em ruas de grande circulação ou perto de escolas", afirma o prefeito Beto Richa. A meta é fechar 2007 com 215 quilômetros de novos calçamentos.

Na maioria das obras de revitalização, a Prefeitura está incluindo calçadas. Somente no mês de julho estão em licitação outros 51 quilômetros de novas calçadas. "As grandes obras, como a Linha Verde e os binários, também estão ganhando calçadas. Tudo para dar segurança ao pedestre", diz o secretário municipal de Obras Públicas, Mário Tookuni.

O novo calçamento da rua Fernando de Noronha vai garantir, principalmente, a segurança de crianças. Quando estiver pronta, a obra beneficiará os 1.200 mil alunos de cinco escolas da região e os freqüentadores de duas igrejas, além do comércio e moradores locais. Apenas na Escola Municipal Professor Ricardo Krieger são 601 estudantes.

Outra importante obra em execução é a da avenida Vêneto, em Santa Felicidade. As equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas estão recuperando 3 mil metros de calçadas de lajotas, que estavam totalmente deterioradas. As lajotas de concreto foram substituídas por pavimento asfáltico mais resistente e com maior durabilidade. Feita em asfalto, a nova calçada permite o trânsito de pedestres e ciclistas.

Recentemente, a Prefeitura entregou a obra de calçamento da rua Marechal Deodoro, no Centro, onde foram implantados pisos antiderrapantes e pista táctil. "São equipamentos que melhoram a circulação dos moradores, proporcionando mais segurança e conforto", afirma o secretário Tookuni.

Voltar ao topo