Redes sociais!

Cupom no WhatsApp oferece R$ 150 em compras no Boticário

A PSafe, empresa desenvolvedora do aplicativo DFNDR, identificou uma nova ameaça digital circulando pelo WhatsApp. Trata-se de uma falsa promessa de cupom no valor de R$150 para compras na rede O Boticário, que vem atraindo muitos usuários. De quarta-feira (26) até o momento, a empresa de segurança já impediu mais de 400 mil usuários de terem seus aparelhos móveis infectados pelo golpe.

Ao acessar o link malicioso, é solicitado que o usuário responda a três perguntas para ganhar o suposto voucher (“Você fez compras na O Boticário no ano passado?”; “Você já usou o site do Boticário antes?” e “Você recomendaria O Boticário a um amigo ou membro da família?”). Independentemente das respostas fornecidas, a vítima é encaminhada a uma página que solicita o cadastro em serviços de SMS pago – que efetuam cobranças indevidas – ou, então, pede que os usuários baixem apps falsos, que podem infectar o smartphone e deixá-lo vulnerável a outros tipos de crimes e/ou prejuízo financeiro.

“É muito comum que cibercriminosos usem os nomes de marcas reconhecidas para criar e promover golpes. Por este motivo, é preciso que as pessoas fiquem atentas a qualquer tipo de promoção exagerada que chega por mensagens, checando sempre se o benefício é real, ao entrar em contato diretamente com a empresa. Além disso, é imprescindível que se tenha instalado um software de segurança com a função ‘antiphishing’, como o DFNDR, pois esse sistema é capaz de analisar todas as ameaças existentes no mundo virtual”, ressalta Emílio Simoni, Gerente de Segurança da PSafe.

A PSafe também orienta que o usuário, caso tenha caído no golpe, entre em contato com a operadora do seu celular para cancelar o serviço de SMS pago.

vale-boticario