Volta às aulas

Cuidados para contratar serviços de transporte

Com o início do ano letivo, muitos pais também se preocupam com a contratação do transporte escolar. Em Curitiba, a Urbs disponibiliza em seu site (www.urbs.curitiba.pr.gov.br) a relação dos prestadores de serviços licenciados, classificados por bairros de atendimento.

“Na hora de fazer a contratação, é fundamental que as pessoas verifiquem se o veículo está com a vistoria em dia. Elas fazem isto observando a licença para trafegar que deve estar presente no canto direito do para-brisa”, aconselha o gestor de transporte comercial da Urbs, José Carlos Pereira Filho. No total, na capital, existem 801 veículos autorizados a realizar transporte escolar, sendo 489 vans, 185 microônibus e 227 ônibus.

Todos eles passam por duas vistorias obrigatórias a cada ano. Em relação aos itens de segurança, Pereira Filho informa que, além dos equipamentos normais de qualquer veículo, os de transporte escolar devem conter sempre sinto de segurança individual e tacógrafo, que registra imediatamente a velocidade adotada.

A ONG Criança Segura acredita que também deveria ser exigido que esses veículos utilizassem dispositivos de retenção especiais (bebê conforto e cadeirinhas) para crianças de até sete anos de idade.

No ano passado, os mesmos se tornaram obrigatórios para veículos de passeio, através da resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito. Porém, ficam livres da norma carros de aluguel, táxis e veículos de transporte escolar. (CV)

Voltar ao topo