Cruzamento causa acidentes no São Braz

A falta de redutores de velocidade no cruzamento entre as ruas Ângelo Massignan e Brasílio Cuman, no São Braz, em Curitiba, vem colocando em risco a vida de pessoas que passam de carro ou mesmo a pé pelo local. O grande número de acidentes, inclusive com vítimas fatais, está assustando os moradores, que esperam providências da Prefeitura.

"Na última sexta-feira, uma moça de 29 anos morreu quando seu veículo foi pego por outro bem no cruzamento. Há umas três semanas, a vítima foi um menino de 11 anos que passava de bicicleta pelo local e acabou sendo atropelado", conta o analista de sistemas Júlio César Andretta Padilha, que mora na Ângelo Massignan.

Segundo ele, quem transita pela Ângelo Massignan não tem visão dos carros que passam pela Brasílio Cuman, que é preferencial. Dessa forma, quando tentam cruzar a pista, acabam se apurando e ficando sob grande risco. "O pior é que quem desce e sobe a Brasílio também não consegue enxergar quem vem pela Ângelo. Dessa forma, se as pessoas estão distraídas e acelerando um pouquinho mais, os acidentes acabam sendo inevitáveis."

E abuso de velocidade é o que não falta entre os motoristas que passam pela Brasílio. O comerciante Rodolfo Bastarz, que mora quase no cruzamento, conta que muitos motoristas utilizam a rua como pista de corrida. "A maioria dos carros e também dos ônibus de linha passa em altíssima velocidade. Muitas vezes tenho dificuldades em sair da garagem de minha casa, pois também não tenho visão dos carros que descem a Brasílio e dos que vêm da Ângelo Massignan."

O comerciante conta que a situação fica ainda pior em horários de pico, ou seja, no início da manhã e final de tarde.  "Em alguns horários, até evito passar a pé pelas proximidades do cruzamento, pois os riscos de atropelamento são grandes. Temo muito pela família de minha filha, que mora quase no cruzamento", diz a dona de casa Iraci Carvalho. os moradores sugerem a colocação de lombadas na Brasílio e pedem que a Ângelo seja melhor sinalizada, para informar que a mesma não é uma preferencial.

Tachões

A Prefeitura de Curitiba informa que, nos próximos dias, a Diretran deve instalar tachões na Ângelo Massignan, melhor definindo o que é mão e contramão, e refazer a pintura da placa "Pare" na altura do cruzamento. Após a mudança, equipes devem ser mantidas no local para avaliar a reação dos motoristas. Caso os tachões e a pintura sejam avaliados como insuficientes ou ineficazes, outras alternativas serão estudadas.

Voltar ao topo