Cruz Vermelha será hospital-escola

O Hospital da Cruz Vermelha em Curitiba passará à categoria de hospital-escola. O convênio com o Centro Universitário Positivo (UnicenP) foi assinado ontem pelo presidente da Cruz Vermelha no Paraná, Lauro Grein Filho, e pelo reitor da instituição, Oriovisto Guimarães. O hospital vai receber investimentos na ordem de R$ 10 milhões para ampliação e modernização das instalações. A área construída será expandida em mais 5,7 mil metros quadrados, o que vai aumentar a capacidade de atendimento.

Há dois anos, o UnicenP começou a oferecer o curso de Medicina, mas ainda não possuía um hospital-escola para os alunos realizarem as atividades práticas que ocorrem no 5.º e 6.º anos. “Ainda temos um bom tempo para deixar tudo pronto”, comentou o vice-reitor José Pio Martins. Além do curso de Medicina, outros cursos da área biológica, como Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, vão aproveitar a infra-estrutura. A expectativa é que até o final de 2005 todas as obras de ampliação e modernização estejam concluídas.

Para o reitor do UnicenP, duas características do Hospital da Cruz Vermelha levaram o centro universitário a escolhê-lo: o fato de oferecer quase todas as especialidades médicas (à exceção de maternidade e neonatologia) e também sua excelência em procedimentos de alta complexidade, como transplante renal e cirurgia cardíaca. “Embora pequeno, nosso hospital tem uma ampla variedade de serviços, e isso agora poderá ser estendido a mais pacientes. Sendo um hospital de caráter filantrópico, não conseguiríamos crescer sozinhos”, avalia o diretor-geral do hospital, Jerônimo Antônio Fortunato Jr. O hospital realiza cerca de 450 cirurgias por mês. Neste ano, foram realizados 30 transplantes de rins.

Com mais de 50 anos, o Hospital da Cruz Vermelha é um hospital privado com caráter filantrópico. Integra a rede internacional de atendimento humanitário, que existe há mais de 100 anos e presta socorro, assistência e proteção a feridos de guerra, enfermos em hospitais, prisioneiros e refugiados militares ou civis, atuando tanto em tempos de guerra quanto de paz. “Pretendemos transformar o hospital no melhor hospital-escola do Paraná”, anunciou o presidente da Cruz Vermelha do Paraná, Lauro Grein Filho. O convênio com o UnicenP não vai alterar a autonomia do hospital.

Voltar ao topo